A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO.
LIÇÃO CPAD -
Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO:
Ne 12.43. E
ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque Deus os
alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de
modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Ne 12.27,31;43.
E na dedicação dos muros de Jerusalém
buscaram os levitas de todos os seus lugares, para trazê-los, a fim de fazerem
a dedicação com alegria, com louvores e com canto, saltérios, címbalos e com
harpas.
E assim ajuntaram os filhos dos
cantores, tanto da campina dos arredores de Jerusalém, como das aldeias de
Netofati;
Como também da casa de Gilgal, e dos
campos de Geba, e Azmavete; porque os cantores edificaram para si aldeias nos
arredores de Jerusalém.
E purificaram-se os sacerdotes e os
levitas; e logo purificaram o povo, as portas e o muro.
Então fiz subir os príncipes de Judá
sobre o muro, e ordenei dois grandes coros em procissão, um à mão direita sobre
o muro do lado da porta do monturo.
E ofereceram, no mesmo dia, grandes
sacrifícios e se alegraram; porque Deus os alegrara com grande alegria; e até
as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se
ouviu até de longe.
Texto amparo:Rm. 12.1,2.
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Etimologia:
Etimologia e
sentido primitivo da palavra.
Significado de Liturgia:
Podemos entender, por inferência, na
atualidade: a liturgia se interpreta como “forma de culto”.
Liturgia (grego leitourgía, -as, serviço público, serviço do culto)
s. f. Conjunto das cerimônias.cerimônias
eclesiásticas. = RITO
Liturgia: sf. Ordem das seqüencias de
Cerimônias de uma Igreja.
O
vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes leit- (de
"laós", povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa serviço ou
trabalho público. Por extensão de sentido, passou a significar também, no mundo
grego, o ofício religioso, na medida em que a religião no mundo
antigo tinha um carácter eminentemente público
Exemplo
do uso de Liturgia:
No culto
Evangélico, "liturgia" refere-se a ordem seguencial a qual o
sacerdote utiliza no decorrer do culto.
Obs:
Lutero e Calvino são considerados os reformadores da liturgia no
final da Igreja Medieval.
Liturgia
(li-tur-gi-a) - s. f.
Conjunto das cerimônias e preces ordenado pela autoridade espiritual
competente; ritual: liturgia romana.Entre os antigos gregos, serviço público
cuja execução era confiada às classes mais altas: o equipamento das trirremes,
a organização dos espetáculos públicos etc., eram dispendiosas liturgias.
Sinônimo: rito · ritual
O vocábulo "Liturgia", em grego, formado pelas raízes leit- (de "laós",
povo) e -urgía (trabalho, ofício) significa serviço ou trabalho público.
Passou a significar também, no mundo
grego, o ofício religioso, na medida em que a religião no mundo antigo tinha um
carácter eminentemente público.
Na Septuaginta (LXX), tradução grega das Sagradas
Escrituras, o vocábulo "liturgia" é utilizado para designar somente
os ofícios religiosos realizados pelos sacerdotes levíticos no Templo de
Jerusalém.
No princípio, a palavra não era utilizada para designar as
celebrações dos cristãos, que entendiam que Cristo inaugurara um tempo
inteiramente distinto do culto do templo.
Mais tarde, o vocábulo foi adoptado,
com um sentido cristão.
Exórdio:
Precisamos nos localizar sobre este momento
no livro de Neemias.
Localizar os locais de adoração é importante neste domingo.
E assim ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores
de Jerusalém, como das aldeias de Netofati;
Como também da casa de Gilgal, e dos campos de Geba, e Azmavete; porque
os cantores edificaram para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
Betel e
Gilgal eram os dois mais sagrados locais de adoração.
- dos campos
de Geba; Sudoeste de Micmás é a moderna aldeia árabe de Jaba, que preserva o
local bíblico de Geba.
A cidade
levítica no território tribal de Benjamim, Geba foi fortificada por Asa durante
sua guerra com Baasa (1 Reis 15:22).
Durante o
tempo de Josias, Geba foi, aparentemente, a cidade mais setentrional de Judá,
como o rei destruiu os lugares altos "desde Geba até Berseba" (2 Rs.
23:8).
Por causa
da ocupação atual, o sitio arqueológico não foi escavado.
Alguns
cidadãos de Geba viveram em Micmás e outras cidades nos dias de Neemias, bem
como a outras cidades (Neemias 11:31). Cantores levitas moravam lá (Neemias
12:29).
– Azmavete - Hebraico - A morte é forte. 2 Samuel 23.31; 1
Crônicas 8.36; 12. 3; 27.25.
Heb.
‘Azmaweth, “a morte é forte”.
É também o nome de uma planta que cresce na Arábia
e que é muito usada como forragem para camelos. Um local perto de Jerusalém
para onde voltaram 42 judeus, cujos antepassados lá tinham vivido.
Vieram do exílio em Babilônia juntamente com Zorobabel (Ed 2:24).
Em Ne
7:28 é chamada Bete-Azmavete. Alguns cantores do templo edificaram
aí as suas casas (Ne 12:29). Tem sido identificado com Hizmeh,
entre Geba e Anatote, situada cerca de 8 km a nordeste de
Jerusalém.
Contexto:
É uma narrativa que evoca a renovação
religiosa, no sentido do ‘religare’.
A narrativa se desenrola no resgate de
valores fundamentais para o Povo.
Para a Nação como Nação especialmente
escolhida em uma Terra escolhida e sob uma Aliança em recuperação, que os levara,
ao ser quebrada, ao Exílio de septuagésimo - 70 anos.
O povo está em pleno festejo da Festa
do Hanukkah, ou seja um festejo de grande celebração.
Raymond A. Bowman ao estudar os fatos
indica a data como 2 de Outubro de 445 a.C.
É momento de reforma de tudo.
Cidade
Muralhas
Templo
Culto
Inserção em resposta viva ao que
disseram no desterro: Salmos 137:1-4.
JUNTO dos rios de Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos
lembramos de Sião. - Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as
nossas harpas. - Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha? - Pois
lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos
destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.
Era chegada a hora de juntar em santa
convocação os levitas, sacerdotes, oficiais, povo pra a Celebração conforme
havia sido instituída por Deus.vide neste texto I Crônicas 9 e 15.
Enquanto temos tempo celebremos a
nossa Liturgia com Cristo em sua plenitude.
É a reafirmação, que Neemias vai
resgatando na alma hebréia nacionalista e javista.
É o momento de tirar a confusão sobre
o que o povo, mormente os nascidos no cativeiro, e outros esquecidos de
renovarem o culto com a Liturgia divinalmente inspirada.
Hebreus 10:24-25. - E consideremo-nos
uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, - Não deixando a
nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos
outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
É o nosso
tempo.
É o nosso tempo.
Tiremos da mente do povo, as pedras de
toque, as imposições de liturgias humanas e idólatras e deixemos retornar a
verdadeira liturgia dirigida pelo Espírito Santo.
O Rei da Pérsia
quer imprimir ao povo seus valores.
Ainda que exista
uma ‘casa de Ezequiel’ no exílio é necessário retornar a ‘nossa terra’.
Os nosso valores
religiosos são questionados, mesmo entre nossos crentes.
A prática
comercial do neos prejudica a continuidade da adoração verdadeira.
Se não houver
ritual, suor, lenço, copo de água, carro novo [coisa boa]...
Há um conflito
entre a Igreja e o povo da terra (‘os que não foram para o exílio’
É tempo de
restaurar a Identidade e a identificação do povo com Deus:
-assimilação de
outras práticas religiosas;
-dificuldades com
os casamentos mistos;
-alianças por
interesses econômicos;
-radicalismos na
prática religiosa:
Neemias está
colocando o povo diante de Javé.
É hora da Igreja
de Cristo se posicionar.
Quanto a uma
Liturgia real e realista.
Quanto a uma
teologia própria e não segmentada com vínculos próprios com a Bíblia Sagrada.
Liturgia Atualidade - Noção atual.
A igreja utilizou-se de muitas
palavras do vocabulário grego e as inseriu em seu linguajar e uso cúltico, como
exemplo temos a palavra ekklésia, e outras tantas.
Da mesma forma a palavra em destaque é
uma palavra composta: “Leitourgia” de “ergón” (obra) e “leitos” (adjetivo derivado de “leos”
ou “laos” - povo).
A Septuaginta emprega o termo “leitourgía”
e seus derivados para designar o serviço do templo por parte dos sacerdotes e
levitas;Liturgiae
A adoração a Deus corretamente.
É fundamental para o crente o
adorador realizar o culto a Deus de forma correta.
Assim, temos que seguir e aprender a
Organização do Culto, em suas etapas e a função de cada participante da
liturgia.
É usado para incluir o cumprimento
de obrigações de todos os tipos, tanto para com Deus como para com as pessoas.
Além disso, quando usado no sentido
mais alto, não significa qualquer tipo de adoração, mas, como a etimologia
indica, corretamente.
ευλαβης significando
originalmente cuidadoso em tratar, em sua aplicação religiosa significa
cuidadoso em tratar das coisas divinas.
Caracteriza o adorador que mantém o
temor – não remove os antigos marcos – não realiza a Obra de Deus
relaxadamente.
Aquele que cuida para não mudar nada
que deveria ser observado na adoração, e temeroso de ofender.
Liturgia Na Forma Correta e Na Prática:
Podemos entender, por inferência na atualidade que a liturgia se
interpreta como “forma de culto”
Liturgos.
Celebração.
-louvores
-canto
Conjuntos corais
Procissão de louvor
Demonstrando alegria:
- porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os
meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
E ofereceram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram; porque
Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se
alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Liturgia.
Podemos entender, por inferência na atualidade que a liturgia se
interpreta como “forma de culto”
Liturgos.
Celebração.
-louvores
-canto
Conjuntos corais
Procissão de louvor
Demonstrando alegria:
- porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os
meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
Celebração
e Solenização:
Ne 8.18 E, de dia em dia, Esdras leu no
livro da lei de Deus, desde o primeiro dia até ao derradeiro; e celebraram a solenidade da festa sete
dias, e no oitavo dia, houve uma assembléia solene, segundo o rito.
Entendendo os termos:
Celebração. ποιεω poieo - v. fazer ;celebrar, observar; cumprir: um
promessa
Entre tantas formas da palavra e
considerando o uso ao longo do tempo do vocábulo.
Solenização.
Temos então uma junção destes termos
em um só ato, embora dividido por etapas da organização do Culto:
ευσεβεια eusebeia - Religioso.
1) reverência, respeito; 2)
fidelidade a Deus, religiosidade
ευσεβεω eusebeo
v. -1) agir piedosa ou reverentemente
;1a) em relação a Deus, nação, magistrados, relações, e a todos a quem respeito
e reverência são devidos
ευσεβης eusebes - adj.1)
piedoso, submisso
ευλαβεια eulabeia - n f.
precaução, circunspeção, prudência, discrição;-reverência, veneração;-reverência
a Deus, temor divino, piedade
θρησκεια threskeia - n f. adoração religiosa; esp. externo, aquilo
que consiste de cerimônias; disciplina religiosa, religião.
Θεοσεβης [piedoso], de acordo com a
derivação e uso, significa adoração a Deus.
É um termo geral, significando religioso
num bom sentido.
Piedoso.
ευσεβης é distinto de θεοσεβης em duas
formas.
Podemos celebrar e solenizar, mas será
que o culto está atendendo a vontade e atingindo o coração de Deus.
Melhor dizendo: Deus está recendo o
Culto.
Amós
5:21,23. - E ainda
que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem
atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. - Odeio, desprezo
as vossas festas, e as vossas
assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. - Afasta de mim o estrépito
dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas.
Quantas reuniões solenes são abjetas
diante de Deus pela falsidade dos corações.
Pode ser o meu, para não ferir o
leitor, mas Deus sabe o porque precisamos sofrer este agravo em nossos ouvidos!
II - Da Desorganização.
Primeiro falemos da falta de ordem na
liturgia do culto para podermos alinhar os princípios da liturgia.
Hoje em dia, muitas igrejas têm
perdido o conceito de culto.
Umas avançam para a encenação
teatralizada
Outras para a centralização do louvor
como principal ‘atrativo’ do culto.
A Hinologia como poderá ver, em poucas
linhas, é essencial e importante e faz parte da verdadeira liturgia.
Coloco-a aqui quando há desvirtuamento
de sua interação e uso correto na liturgia.
Outros tem se colocado sob a direção
de homens e mulheres, centralizam em si todo a solenização cúltica.
Como assim?
- Há o período litúrgico do louvor.
- Há quadros em separado para
departamentos.
E em seguida, parece-me ver como anúncio
do espetáculo esperado:
Vem aí...o Pregador!
Só faltam as luzes ou holofotes sobre
o ‘homem que tem a palavra’.
Veja bem.
Não descarto e não desconsidero este
momento como principal do culto, nem como erro, e o mesmo deve ser o principal,
no sentido da liturgia cristã, o momento da pregação.
Mas, estou dando um superlativismo
gramático à questão e forma como certos pregadores são tratados, esperados,
como o centro do culto.
Não se espera a Palavra, se espera o
homem da ‘palavra’: leia Apóstolo Pedro:
I Pedro 5:1-6 - AOS presbíteros, que
estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha
das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: -
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por
força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; - Nem
como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao
rebanho.- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos
exalte;
Parece-me sermos sujeitos apenas uma
revelação das Escrituras, não desejo com isto tirar o brilho de nenhum pregador
inspirado, entre os tantos e excelentes pregadores espalhados pelo Brasil e
exterior, aos quais tenho o prazer em ouvi-los.
Refiro-me a revelação citada pelo
Apóstolo Pedro: II Pedro
1:20-21.- Sabendo primeiramente isto:
que nenhuma profecia da Escritura é de
particular interpretação.Porque a
profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens
santos de Deus falaram inspirados pelo
Espírito Santo.
II-A-
A Palavra é o centro do culto e o ‘mitte’ da Palavra é Cristo.
2 Pedro 1:19. - E
temos, mui firme, a palavra dos profetas,
à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro,
até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Vejo cultos com imensa balburdia
litúrgica.
Cultos sem nenhuma ‘modum praxin’.
II-B- Aborrecidos
pela Prática Litúrgica:
Temos encontrado muitos crentes
totalmente desinteressados e aborrecidos com a liturgia de nossos cultos.
Embevecidos por liturgias
diferenciadas em cultos aos quais vão ‘ver’ as novidades do mundo ‘gospel’.
E nós, como ministros, passamos um
momento em que a transição está ocorrendo sem que se note, ou sendo notada, sem
que façamos força, ajeitando a situação ao modo mais ‘agradável’.
Centenariamente temos um tônus
litúrgico forte.
Centenariamente passamos a sofrer influências
diversificadas.
A adoração Por Interesse Pessoal:
A adoração Por Interesse Pessoal:
Interessados
ou Crentes?
Amós
enfrentou o mesmo problema: "Vinde a Betel e transgredi, a Gilgal, e
multiplicai as transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de
três em três dias,os vossos dízimos; e oferecei sacrifício de louvores do que é
levedado, e apregoai ofertas voluntárias, e publicai-as, porque disto gostais,
ó filhos de Israel, disse o Senhor Deus" (Amós 4:4-5).
Betel e
Gilgal eram os dois mais sagrados locais de adoração.
Gostar não é Adorar. http://estudandopalavra.blogspot.com/2011/11/organizacao-do-servico-religioso-licao.html
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