sábado, 12 de novembro de 2011

Lição 07-CPAD-11-2011. ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO.


 ARREPENDIMENTO, A BASE PARA O CONCERTO.
 Lição CPAD 07 – 13/11/2011                                                              Autor: Osvarela
TEXTO ÁUREO:
2 Cr.7.14.
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
NEEMIAS 9.1-3;16;33-36.
Leia estes destaques:
A-Há cinco coisas que fluem do verdadeiro arrependimento:
1. Convicção.
2. Contrição.
3. Confissão de pecado.
4. Conversão.
B- Três coisas que nos levam à convicção.
EXÓRDIO:
2 Cr.7.14.E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Deus estava dizendo – apodemos – que infere distancia de seu povo.
Destacar:
NOTA: Abaixo estão enunciadas algumas palavras [verbos, ou substantivos, etc.] do hebraico, aramaico e grego.
Não estou traduzindo o texto acima de 2Cr, de nenhuma das línguas, a idéia é trazer ao conteúdo do estudo-subsidio algumas palavras que nos ajudem à pequena exegese do mesmo.
Quem:
Qual o nome dado pelo próprio Deus a esta porção humana?
A Identidade do Povo ser de Deus, está em ter o Seu Nome sobre ele.
Assim temos uma Identidade de sermos chamados, como o foram os hebreus desta Lição sob a visão do arrependimento, que:
Ele em se arrependerem, nada obstará a ação de Deus, sobre as suas ações, pois eles têm O Nome sobre Eles.
Deus também tem chamado a Sua Igreja e posto sobre ela o Seu Nome.
Rm.9. 25 Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo;
MEU POVO.
Deus queria dizer que o povo voluntariamente entendesse a sua colocação sobre as necessidades para sua operação.
Não basta clamar por Ele apenas, mas sim, conter o seu Nome no seu povo, para se obter as respostas divinas.
Um ensinador do hebraico Pastor Walter Alexandre Pinheiro de Oliveira – ensina uma proposta de entendimento sobre este termo [ainda que a versão da King James seja idêntica a língua portuguesa, é uma vertente a ser analisada, com carinho:
(“If my people, which are called by my name, shall humble themselves, and pray, and seek my face, and turn from their wicked ways; then will I hear from heaven, and will forgive their sin, and will heal their land.”)]
Propõe: “se o meu povo que clama (chama) pelo meu nome” e sim “ SE O MEU POVO QUE CONTÉM O MEU NOME”.
Na Vulgata Latina:
“conversus autem populus meus super quos invocatum est nomen meum deprecatus me fuerit et exquisierit faciem meam et egerit pænitentiam a viis suis pessimis et ego exaudiam de cælo et propitius ero peccatis eorum et sanabo terram eorum”.
“...sobre quem o meu nome é chamado, e fizerem súplicas à procurar minha face e se converter dos seus maus caminhos e eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” Tradução livre.
Assim temos na Versão da Bíblia de Jerusalém:
2 Cr. 7.14. “se meu povo que levar o meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha presença e se converter dos seus maus caminhos, então eu vou ouvir do céu, e perdoarei os seus pecados e restaurar seu país.”
Podemos arrazoar [do editor deste texto, sobre a proposição do pastor Walter] com base em Nm. 6. 22. Disse mais o Senhor a Moisés:
23 Fala a Arão, e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel; dir-lhes-eis:
24 O Senhor te abençoe e te guarde;
25 o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
26 o Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz.
27 Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.
Seria נדיב ̀Ammiy Nadiyb - Aminadibe = “meu povo é voluntário
Deve ser traduzido como ‘meu povo voluntário
שרש sheresh - Raiz etimológica - referindo-se ao povo em relação à estabilidade ou permanência. - fig.
Qual é a identificação, com a qualificação dada por Deus a este Povo?
Se chama
Qual o Uso nominativo, deste Povo que o credencia, com a mensagem da afirmação?
Pelo meu Nome
Deus lista o que este agrupamento humano, deve demonstrar com:
- Ações, ou Atos:
Ne 1. 4 Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu...vs.seguintes
Primeiro ato necessário para Deus agir na nossa vida e que foi ensinado por Esdras, como também, realizado pelo Líder Neemias.
Ed 3.1Quando chegou o sétimo mês, estando já os filhos de Israel nas suas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.
Ed. 6.20 Pois os sacerdotes e levitas se tinham purificado como se fossem um só homem; todos estavam limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário