quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Aprendendo com A Crise - Hora de Decisão.


O que a Crise nos ensina:
Crise - Krinein - significa distinguir, separar, decidir.
1- distinguir – fala de discernimento:
a- Neemias demonstra como entrar na crise:
Silêncio
Sigilo dos planos
Conhecer onde a situação está caótica
Neste contexto, Neemias se mostra como Jesus, tem a sua própria tropa de Elite.
2.16 E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra.
17 Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.
19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: O que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
20 Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Axiologia (do grego άξιος "valor" + λόγος "estudo, tratado") é o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor".
Separar.
Fala de criar barreiras entre os que trabalham.
Entre os que estão unidos por valores de mútuo interesse, porém há uma separação de valores, para cada grupo há um interesse.
A cidade de Jerusalém, como até hoje era o alvo da disputa, pelo símbolo eterno que ela possui em si mesma, mas dado por Deus, desde os dias de Abraão, Isaque e Jacó.
Em várias era e épocas bíblicas ou não bíblicas, veremos que há mútuos interesses em tê-la em mãos diversamente interessadas.
Não deixou de acontecer, nos dias de Neemias, Esdras, Zorobabel.
Não deixou de acontecer na Idade Média;
Não deixa de acontecer em nossos dias.
Mas, Neemias soube trabalhar esta questão de interesses, sob a visão do Restaurador fiel ao seu Deus.
Neemias nos ensina a ver sob a ótica de Deus.
O versículo abaixo condensa esta sua posição.
2.20 Então lhes respondi: O Deus do céu [...] e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
E expurgar claramente os interessados naquilo que Deus nos colocou em nossas mãos e que é de interesse mútuo do outro lado, mas com valores morais diversos.
Axiologia - Estudo ou teoria de alguma espécie de valor, particularmente dos valores morais.
axiologia |acsi| - (grego áksios, -a, com o mesmo valor que, que tem o valor de, valioso, estimado, merecedor de, digno de + -logia) 
s. f.Filosofia dos valores, particularmente dos valores morais.
Noção do termo – valorativo – valores da dimensão humana, em suas ações e personalidade;
Decidir.
A narrativa do Livro de Neemias nos dá ampla visão de tomada de decisão, na crise.
Gerenciando a crise, em situação desfavorável.
Quando nós somos chamados para resolver a crise, precisamos tomar decisões, que já sabemos de antemão: poderão ser usadas por nós, pelos que querem que a crise continue instalada e nada possa acontecer.
Crise é alimentada por pessoas que ganham com o seu estabelecimento, e do estado caótico da situação: 2.17 Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Crise é Momento de Decisão.
Sabedoria:
Eu decido ser alguém, ou ser ninguém na Crise.
Eu faço na crise ou me anulo e me calo na crise.
Eu sou alguém na crise ou serei ninguém na crise.
Eu demonstro na crise, de que lado estou.
A Crise é Depuradora.
A crise distingue o homem perseverante e o homem dúbio, o que vive em incerteza.
A crise destaca cada qualidade pessoal entre os seus pares.
Tg 1.1-8. Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias tribulações[provações], ... e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.[...] aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.
Qual a tua posição na hora em que a Crise bater.
Continuaremos a reforma, que é espiritualmente santa, ou paramos de restaurar as Portas:
Cada porta é uma entrada ou saída de nossas almas.
Pode ser Formosa, ou pode ser saída do lixo, da iniquidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário