sábado, 1 de outubro de 2011

Quando A Crise Mostra a Sua Face. Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre 2011


Quando A Crise Mostra a Sua Face. Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre 2011

Quando A Crise Mostra a Sua Face.
Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre
Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato
Autor deste texto: Osvarela
Texto áureoNe.1.3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Exórdio:
Compaixão é o ponto de partida de obediência à Deus.
Quatorze anos [alguns dizem 13 anos] após a chegada de Esdras, o escriba a Jerusalém, Neemias tem a notícia e é impactado pela crise instalada, nos rincões da terra de seus pais.
Além da destruição e da obra de restauração parada havia a falta de misericórdia, com os pobres e com velhos e crianças.
Esta é uma situação da crise, que consternou a mente e o coração de Neemias, a ponto dele se entristecer, diante do rei – vide estudo Resumo de Neemias, deste autor.
Recebe a notícia pelo seu irmão Hananias.
É bom ressaltar que com o Livro de Neemias finda a História do Antigo Testamento em sua descrição ampla e cronológica, sob o ponto de vista de Israel, quanto a tempos.
Este livro abrange um período de 11 anos desta História.
NO Canon judaico Esdras e Neemias formam um só livro.
A Crise Mostra a Sua Face [Cara]
É um sentido figurado, uma forma de representação gramatical metafórica, na qual, está querendo dizer, não é que a Crise tenha uma cara ou face, mas que ela se mostra com vários sinais, pelos quais, nós a podemos identificar.
Leitura Bíblica em Classe:
Ne. 1.1-7. Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, [teria sido em dezembro do ano 445 [ou 446-não se impressione sobre algumas variações de datas, é normal para certos períodos e são teologicamente aceitas].
Susã era antiga capital de inverno dos reis da Pérsia, localizada na região Sudoeste do Irã atual.
É uma forma de destacar a situação em que Neemias estava em comparação com a cidade de seus pais a nobre Jerusalém, espoliada e sem portas e muros.
Enquanto ele – Neemias vivia na segurança da bela e fortificada Susã[remonte esta leitura com a do texto anterior e veja: o rei precisava resguardar-se em segurança, e entre os que podiam desfrutar desta segurança estava Neemias].
Cont... Ne. 1.1-7. ...que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro,  e acerca de Jerusalém.
Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,
e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:
Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
Na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
As faces da Crise apresentada a Neemias:Leia mais-clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário