domingo, 30 de outubro de 2011

Notícias do Setor - 28 e Participação do Jd. Santa Cândida I

XIV Encontro Infantil - Setor 28 - Participação do Jd. santa Cândida.
Matéria publicada no Site da IEAD Diadema - Setor 28 - Pastor Setorial Pr. Edson Silva de Melo 
altNosso departamento Infantil Coordenado em nossa Congregação Pela Irmã Adriana Oliveira Braz participou com o auxílio das demais irmãs pertencentes a este departamento do Grande Encontro realizado na nossa Sede setorial.
As fotos em link, você pode acessar ao clicar no link Galeria de fotos.
Aconteceu na Quarta-feira 12 de Outubro de 2011, dia da criança, uma Manhã e tarde abençoada com as crianças de todo o setor 28 na presença do Senhor. 
Foi realizado o XIV Encontro Infantil com o tema "Tudo que tem fôlego louve ao Senhor". 
Departamento Infantil, sob Coordenação da irmã Zuleide e apoio do Pastor setorial Edson Silva de Melo, organizou uma belíssima festa. Toda decoração da igreja estava baseada no louvor. As crianças se alegraram muito cantando hinos de louvor a Deus, assistindo apresentação de fantoches. A preletora foi a irmã Raquel da cidade de Ourinhos que foi usada com muito poder e unção do Espírito Santo pala falar de uma forma tremenda aos corações de todos.
Foram sorteados vários brindes. No final foram distribuídos vários presentes e um gostoso lanche. O Senhor Jesus abençoou cada um de nossos pequeninos.

Parabéns à toda equipe que se empenhou neste trabalho tão lindo com as nossas crianças.

Encontro de Missões

altAconteceu nos dias 2, 3 e 4 de Setembro de 2011 o Encontro de Missões, realizado na Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério do Belém setor 28 em Diadema na direção do Pastor setorial Edson Silva de Melo. À luz do tema"Dai ao Senhor, ó famílias das nações" I Crônicas, 16: 28, foram três dias de festa e conscientização da necessidade de fazer missões.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O ‘PROFETA’ INSISTENTE.


O ‘PROFETA’ INSISTENTE.
Assim se pode Chamar O líder do grupo Radio, dos EUA que pela terceira vez anuncia o final do mundo e não deixa por menos, será AMANHÃ!
Passou a ser motivo de chacota: Hoje Camping diz "o mundo acabou", mas amanhã, o mundo pode acabar dizendo "Camping acabou
Mt..24. 23 Se, pois, alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo aí! não acrediteis; 24 porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, ... de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25 Eis que de antemão vo-lo tenho dito.
26 Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto; não saiais; ou: Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 36 Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.
Ao que parece o provecto senhor está diante de uma insistência na tentativa de esconder seu aparente despreparo com as Escrituras sagradas e suas visões sem fundamento.
Harold Camping é o nome do “profeta do apocalipse” que diz que o mundo vai acabar amanhã.
Anteriormente, ele havia dito que o mundo acabaria no último dia 21 de maio, mas, como não rolou, ficou para dia 21 de outubro.
Camping não explica direito como ocorreu esse mal entendido. Assim como não explica como ocorreram outros mal entendidos como o de 21 de maio de 1988, em que ele previu um apocalipse que não aconteceu e – de novo – em 6 de setembro de 1994.
O pior é que teve gente que acreditou no cara e, pelo menos em maio deste ano, muitos de seus seguidores pediram demissão de seus empregos e, quando o apocalipse não veio, eles acharam o fim do mundo.
Camping, por outro lado, já não é mais um garotinho e, aos 90 anos de idade, está esgotando suas possibilidades.
Logo mais, pode acontecer de Camping se acabar antes que o mundo acabe.
R7 e outros.

sábado, 8 de outubro de 2011

LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE Lição 02 – CPAD -10/2011


LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE Lição 02 – CPAD -10/2011


LIDERANÇA EM TEMPOS DE CRISE

Lição 02 – CPAD                                                                                                     Autor: Osvarela
Palavra-destaque:Prosperar 
Deus é quem faz prosperar os nossos propósitos, quando confessamos nossas falhas e creditamos à Ele o nosso sucesso!” Osvarela
Texto Áureo:
Ne.2.20: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
Ne.2.11-18 Cheguei, pois, a Jerusalém, e estive ali três dias.
Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão aquele que eu montava.
Assim saí de noite pela porta do vale, até a fonte do dragão, e até a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam demolidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
E passei adiante até a porta da fonte, e à piscina do rei; porém não havia lugar por onde pudesse passar o animal que eu montava.
Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro; e virando, entrei pela porta do vale, e assim voltei.
E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus [yehudim – talvez os que voltaram do exílio e tinham mais privilégios, do que os que ficaram na terra;afinal Deus falara para eles prosperarem no exílio;ou os judeus em detrimento dos demais moradores da cidade, nestes tempos pós-exílicos], nem aos sacerdotes [kohanim], nem aos nobres [horim – a nobreza advinda de serem cidadãos livres, respeitado por isto, famílias destacadas, talvez pela origem aristocrática – príncipes ou filhos de reis;incluindo-se aí os oficiais persas judeus ou não], nem aos magistrados [Seganim – aliados dos horim], nem aos demais que faziam a obra[pessoal administrativo].
Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo; vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.
Etimologia:
Prosperar - v.i. Melhorar de condição, progredir. Ir em aumento, crescer, desenvolver-se.Enriquecer.
Pros.pe.rar - transitivo direto, intransitivo e pronominal
Ter fortuna favorável
Tornar-se próspero; enriquecer
Pros.pe.rar - intransitivo e pronominal
Melhorar; aumentar; desenvolver-se
pros.pe.rar transitivo direto -mostrar-se propício;tornar próspero;tornar eficaz
...a graça prospera seus bons desejos. 
Verbo regular da 1.ª conjugação (-ar)    
Do latim prosperare
משגשג
O que você aguarda de um líder ao lhe fazer uma pergunta sobre um problema a ser resolvido?
Esta é a posição que vamos estudar sobre a face de líder de Neemias.
No momento pelo qual passavam os moradores de Jerusalém é representativa a liderança forte de Neemias, em meio à crise.
Espoliação
Abandono
Pobreza extrema; 1.3. Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão emgrande aflição e opróbrio;
Após serem conduzidos por Zorobabel demonstram, mais uma vez, uma falha da cerviz dos hebreus da época – esquecer o objetivo: reconstruir; desanimo; parar no meio do propósito, ou construir como se não houvesse tempo para realizar a Obra, sem compromisso. ‘...nem aos demais que faziam a obra [uleyéter ‘oséh hammelakhah].
Agora aparece um ‘estranho’ para lhes conduzir em algo difícil, sob a crise instalada;
Prosperidade era algo distante da situação daquele momento.
Para entender o dito de Neemias, como resposta, vou usar algumas informações do Teólogo assembleiano Pr. Esdras Bentho.
Que interpreta a luz da etimologia, o significado de prosperar e seus vocábulos oriundos.
Cinco termos hebraicos que descrevem a prosperidade no Antigo Testamento
1. Tsālēach: a prosperidade como fruto de uma vida bem-sucedida. No Antigo Testamento a palavra hebraica mais comum para descrever a prosperidade é tsālēach, isto é,"ter sucesso", "dar bom resultado", "experimentar abundância" e "fecundidade".
2. Chāyâ: a prosperidade de uma vida longeva. Um outro termo hebraico que descreve a vida próspera é chāyâ. Literalmente a palavra significa "viver" ou "permanecer vivo", entretanto, em certos contextos significa "viver prosperamente":
3. Śākal: a sabedoria que traz prosperidade. Um outro termo muito significativo no Antigo Testamento é śākal. Textualmente significa "ser sábio", "agir sabiamente" e, por extensão, "ter sucesso".
4. Shālâ: o estado de impertubabilidade da prosperidade. O vocábulo procede de uma raiz da qual se deriva as palavras "tranquilidade" e "sossego". O termo significa"estar descansado", "estar próspero", "prosperidade".
5. Dāshēma prosperidade abundante. Este termo é mais frequente nos textos poéticos do que nos prosaicos. Logo, trata-se de um vocábulo poético e idiomático hebreu. Literamente significa "engordar", "ser gordo" e, consequentemente, "ser próspero". 12 DE NOVEMBRO DE 2007-A Prosperidade no Antigo Testamento-2007.
Os Assentados e os Opositores:
Neemias estava numa posição de homem da vez, mas com cartas reais que lhe garantiam autoridade sob Jerusalém na obra de reconstrução.
A gente hebréia assentada na cidade e os opositores queriam saber como ele resolveria a Crise.
Já haviam estado neste empreendimento vários homens, de qualidade.
-Zorobabel
-Jesua
-Ageu
-Zacarias
-Esdras
É aí, que podemos entender as qualidades especiais de Neemias!
Não se conformar com a destruição e oposição, mas colocar a esperança em Deus, reconhecer a sua liderança divina: “e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,..”
A Diferença da Liderança de Neemias:
1. 4-5. Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,..e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto...
6-11. Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
-Ele havia pedido a Deus, o essencial: Prosperidade.
Ó Senhor, que estejam atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que se deleitam em temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem.
Aprendemos com Neemias algumas estratégias:
Segredo da ação proposta; ‘...e não declarei a ninguém o que o meu deus pusera no coração para fazer por Jerusalém. E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; pois até então eu não havia declarado coisa alguma, nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos demais que faziam a obra’.
Veja quanta gente importante ele não apresentou o seu Plano, dado por Deus:
Nem aos judeus – significa ao povo, estes já estavam desanimados e desacreditavam em sucesso da sua empresa;
Nem aos sacerdotes – os mesmos já havia perdido o sentido do culto e de serem atalaias exortativos do povo;
Nem aos nobres – basta ver a reconstrução dos Muros que você vai ver a posição de uma parcela deste;
Nem aos magistrados – estes mais preocupados com seus abuso sob um povo empobrecido;
Nem aos demais que faziam a obra- os que realizavam a Obra estavam desanimados, ao ver a pouca progressão da Obra e a falta de um Plano correto, sem rumo e direção.
Era um momento de desespero e e ruína por toda a parte de Jerusalém, sob forte oposição, a impedir a valorização do moral hebreu.
Conhecer o desafio sem ninguém que possa influenciar seus planos; ‘Ainda de noite subi pelo ribeiro, e contemplei o muro...’
Ter uma equipe de confiança;
Então de noite me levantei, eu e uns poucos homens comigo; Mt.26. 37. E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu [Tiago e João], começou a entristecer-se e a angustiar-se.
Mc.14 33 E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João
Usar um horário no qual muitos estão dormindo, para realizar com sabedoria a análise da crise. ‘Assim saí de noite pela porta do vale...’
Respondendo como Líder:
Ao Povo:
O que dizer a um povo dominado pelo opróbrio e com a cerviz quebrada, pelo jugo do reino persa.
Um povo tutelado, em sua própria Terra Santa;
Um povo oprimido pelos vizinhos opositores.
Um povo que esquecera até o seu próprio idioma, falavam o aramaico [fato que durou, até mesmo aos tempos de Jesus – foi uma marca impregnada no povo hebreu, de forma duradoura];uma forma de domínio de um povo escravizado era desautorizar os costumes e a língua materna.
Nota: A escrita e literatura, entre os hebreus, povo de língua semita, surgiu muito cedo através de uma escrita própria. A arqueologia revelou a existência da escrita a partir de meados do segundo milênios a. C., (época do Êxodo). Aos poucos, porém eles foram substituindo, em sua escrita a sua língua original pelo aramaico, que era a língua comercial e diplomática do Oriente, próximo na antiguidade. O alfabeto hebraico atual é uma variedade do aramaico, que juntamente com a língua aramaica tornou-se muito difundido, suplantando os outros alfabetos e línguas semitas. Fonte: Só História
Discurso de Um Líder:
Otimismo
Então eu lhes disse: Bem vedes vós o triste estado em que estamos, como Jerusalém está assolada, e as suas portas queimadas a fogo;
Usando o próprio Exemplo:
A Mão de Deus
As Palavras e Cartas do Rei
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito.
Apresentando Um Plano: veremos na próxima lição.
Um Convite de Exortação:
Motivação – Arma de Uma Liderança Sábia.
Vinde, pois, e edifiquemos o muro de Jerusalém, para que não estejamos mais em opróbrio.
Palavras de um Líder Mudam o Ânimo:
Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos.
Quando o povo e a liderança dizem estas palavras, mostra que o discurso de Neemias havia atingido os seus corações e a primeira parte estava realizada: Mudar o humor do povo, da tristeza e desanimo para ânimo e vontade de realizar a Obra!
Deus na frente – Espiritual:
Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável
A Oposição:
A oposição se revoltou ao saber que Neemias conseguira a adesão de todos, em torno de seu plano, dado por Deus.
Primeira acusação quando você se torna realizador de algo na Igreja é aparecerem os opositores e tentarem te apontar como desafiador da autoridade do Líder principal: 4.2. ...Fortificar-se-ão?
Foi assim com Jeremias e com todos que se manifestaram, em algum momento de crise. Quereis rebelar-vos contra o rei?
Mas, eles como Golias, anos depois iriam ouvir de quem se opunham, a reposta correta, a resposta de um Líder confiado unicamente em seu Deus.
Eles achavam que a oposição faria o novo líder da reconstrução de Jerusalém viria confiado apenas, nas cartas do Rei.
É a Cris querendo desanimar, quem chega a algum lugar para reconstruir;
É a oposição que intimadora;
É a face da Crise, como nos já estudamos, que se mostra desafiadora.
Se você estiver nesta situação siga a formula de Neemias, para responder a oposição.
Declare Vitória:
Prosperidade é a palavra de Deus para nossa reconstrução
Veja que pergunta os opositores fazem a Neemias:
A Síndrome da Oposição:
A síndrome da oposição é questionar tudo o que se realiza.
Não para ajudar, mas para desvanecer a cerviz dos fracos.
O que é isso que fazeis?
A oposição está sempre atenta a qualquer movimento de reconstrução.
Dentro da Igreja.
No seio da sociedade;
Na vizinhança;
No seio dos mais fortes;
Isto se demonstra em forma de zombaria, ira, descrédito, ironia e tentativa de se juntar aos que estão construindo, emulação.
Desconstrução:
Um termo em voga, mas já usado pelos opositores de Neemias.
Eles tentaram desconstruir a tese de possibilidade do plano de construção de Neemias, como uma técnica que não resultaria em nada e ser fadada a queda, pois o método construtivo e a rapidez da execução poria por terra a Obra.
Rapidez da Obra:
1 Ora, quando Sambalate ouviu que edificávamos o muro, ardeu em ira, indignou-se muito e escarneceu dos judeus;
2 e falou na presença de seus irmãos e do exército de Samária, dizendo:
Que fazem estes fracos judeus?
Fortificar-se-ão?
Oferecerão sacrifícios?
Acabarão a obra num só dia?
Vivificarão dos montões de pó as pedras que foram queimadas?
Uma raposa derrubará estes muros: 4.3.Tobias, o amonita, que disse: Ainda que edifiquem, vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra.
Os muros foram acabados, com suas portas em 52 dias. 6.15. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias.
Nas vária forma de suas culturas:
Sambalate, o horonita –
Sambalate é o velho opositor.
Como informamos no Estudo sobre o Livro de Neemias, Sambalat era governador de Samaria ao qual a história da região escrita em um papira por Delaya e Shememya aos filhos de Samabalte tem data do 17º ano de Dario Histaspes – Dario I.
Este período de cerca de 11 anos após a conclusão do Templo e de 58 anos antes da chegada de Neemias.
Deveria ter, ao afrontar a Neemias e ameaçá-lo cerca de 85 a 90 anos de idade .
Horonita por ter provavelmente nascido em Bete-Horom ou Horonam, provavelmente de Moabe. Is 15:5; Je 48:3-4. Voz de grito de Horonaim, ruína e grande destruição!Está destruído Moabe; seus filhinhos fizeram ouvir um clamor.
A Síndrome de Moabe era a destruição.
- Tobias, o servo amonita. Jeová é bom.
Tobias era amonita: os amonitas eram descendentes do segundo filho de Ló e também foram grandes inimigos dos israelitas. Tobias usava sua grande influência para se opor aos judeus.
Exitem algumas hipóteses sobre Tobias – uma de que ele era de uma família nobre ‘os tobíadas’;judeu e com influencia sobre os sacerdotes;
Esta influencia pode se encontrar no capítulo 6. 17-19. Além disso, naqueles dias os nobres de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles. Pois muitos em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias.Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.
Esta é a oposição a ser temida:
A oposição do Altar.
Não pode impedir a Prosperidade da Obra.
1.10. O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, ficaram extremamente agastados de que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Nee.13. 1 Naquele dia leu-se o livro de Moisés, na presença do povo, e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na assembléias de Deus;
A outra hipótese ele deveria ser um alto funcionário persa que ajudava e dava apoio a Sambalate no governo provincial. Fonte: REFORMAS DE NEEMIAS, AS: A RECONSTRUÇAO DE JERUSALEM E A REORG. DE JUDA... Por Rudi Tünnermann
Talvez tenha sido responsável pela província de Judá, enquanto esta estava como um distrito da Samaria.
Ne.13. 4-7. Ora, antes disto Eliasibe, sacerdote, encarregado das câmaras da casa de nosso Deus, se aparentara com Tobias, e lhe fizera uma câmara grande, ...os dízimos dos cereais, do mosto e do azeite, ... como também as ofertas alçadas para os sacerdotes. [...] porque no ano trinta e dois de Artaxerxes, rei da Babilônia, fui ter com o rei; [...] soube do mal que Eliasibe fizera em servir a Tobias, preparando-lhe uma câmara nos átrios da casa de Deus.
Gesem, o arábio.
Segundo Frank M. Cross atuava ao sul da província de Judá, o que lhe impediria seus planos expansionistas com o apoio de Sambalate. E conseguiu formar uma Confederação árabe – uma Liga – dominou uma extensa área ao Leste, Oeste e Sul do Mar Morto – Edom e Moabe e região.
Tem gente entre nós que se une com outros para impedir a nossa prosperidade ministerial, mas O Deus do eu está conosco!
O seu poder se estendia até aos limites do Egito. Uma posição estratégica conforme já explicitamos no Resumo do Livro.
19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram:
O que é isso que fazeis?
Quereis rebelar-vos contra o rei?
Ne.2.20: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
A posição geográfica dos Muros.

A arqueologia considera que os muros antes dados como dos jebusitas, na realidade são muros do período persa, ou seja, o período neemistico de reconstrução;
A cidade de Jerusalém à época de Neemias estava cercada de muros , na região da colina sudeste e a colina do templo.
Neemias, segundo as pesquisas arqueológicas de K.Kenyon ergueu os muros mais a oeste, no cume da colina Sudeste.
A população em Jerusalém e região, nesta época era esparsa devido ao exílio. 7. 4. Ora, a cidade era larga e grande, mas o povo dentro dela era pouco, e ainda as casa não estavam edificadas.
O retorno dos exilados era vagaroso e em levas pequenas –
Os Elementos de segurança – as plataformas no aclive leste da colina -  dos Muros eram esparsos e havia falta de infra-estrutura, fato usado na desconstrução por Sambalate.
Seria fácil com catapultas atirar por cima dos muros.
O túnel construído por Ezequias eliminou o problema de água potável na cidade, serviu de reforço de segurança da cidade junto ao acesso da Fonte de Gion, no vale.
Dado Demográfico:
Na cidade deveria morar cerca de 5.000 habitantes.
A cidade estava instalada na Colina Sudeste numa estreita faixa de terra.
Conclusão:
4. 15 Quando os nossos inimigos souberam que nós tínhamos sido avisados, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um para a sua obra.
A prosperidade dada nas mãos de Neemias se revelou através da queda de todos que se levantaram contra ele.
Na conjunção de todos ao empreendimento.
No apoio a Obra
Mesmo sendo uma cidade destruída e sem portas, Deus deu sabedoria e liderança a Neemias para que estes impedimentos fossem derrubados e como Deus é Deus de edificar se edificou a Obra, com:
Dedicação.
4. 13 Pelo que nos lugares baixos por detrás do muro e nos lugares abertos, dispus o povo segundo suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos.14 Olhei, levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais! Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.15 Quando os nossos inimigos souberam que nós tínhamos sido avisados, e que Deus tinha dissipado o conselho deles, todos voltamos ao muro, cada um para a sua obra.
Divisão de tarefas;
União;
Na presença de Deus
Na divisão da Turmas, para que ninguém se cansasse e a obra parasse por falta de gente para realizá-la;
Sabedoria: Deus sempre tem uma reserva de joelhos prontos, para substituir os que precisam de descanso temporário;
Assim foi com Elias e assim será com você e eu.
Na atenção as tarefas a serem realizadas, mas com:
Visão de Guerreiro: 4. 16-17. Desde aquele dia metade dos meus moços trabalhavam na obra, e a outra metade empunhava as lanças, os escudos, os arcos, e as couraças; e os chefes estavam por detrás de toda a casa de Judá. Os que estavam edificando o muro, e os carregadores que levavam as cargas, cada um com uma das mãos fazia a obra e com a outra segurava a sua arma;
E sob a liderança do Deus dos Céus, que os fez Prosperar.
Obra de reconstrução e a liderança de Neemias o fez declarar que Samaria não tem mais parte com Judá e nem pode participar de seus cultos.
Rompeu-se a última cadeia que impedia a prosperidade: O Culto misto.
Neemias diz:
Ne.2.20: Então lhes respondi: O Deus do céu é que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
 “E para vós não existe parte [comunhão], nem direito nem memorial [culto; altar] em Jerusalém”
Os termos usado são transliterados como: vlakhém ‘en heleq usedaqah vezikaron birushalayim’
heleq – parte; deesmembramento político.
sedaqah - direito
zikaron – memorial;não há mais culto ou memorial para Samaria em Jerusalém;
a Prosperidade chegou com o rompimento da relação com a mistura.
É o que Deus quer para nós e nossas Igreja.
É tempo de Prosperidade e Liderança do Povo de Deus.
Fontes no corpo do Estudo.
Outras:
Bíblia Dake
Bíblia Explicada – CPAD
Bíblia Plenitude
Bíblia digital – cortesia Tio Sam

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

VIII Congresso de Missões.
30/09/ A 02/09/2011
Presença:
Miss. Oséias - Essen - Alemanha
Miss. Bras e esposa - Bolívia
Miss. Renaldo e esposa - na foto orando.
Miss. Daniel Nogueira - Moçambique


DENUNCIA! OREM PELO PR. YOUSEF CONDENADO NO IRÃ POR NÃO NEGAR A CRISTO


A Igreja dos Mártires no Século XXI.
O pastor evangélico Yusef Nadarjani se converteu ao cristianismo há 15 anos, aos 19 anos e atualmente é pastor de um grupo evangélico.
A Secretaria de Estado dos EUA Hillary Clinton mostrou a sua preocupação, através de um comunicado à Imprensa, ao saber da situação do Pastor Yussef Nadarjani em recente pronunciamento.

"A cada cinco minutos um cristão é morto por sua fé em Cristo. A cada ano 105 mil cristãos no mundo são condenados ao martírio. Um verdadeiro holocausto, do qual muito pouco se fala. "
Aqui estão alguns dos dados foram fornecidos na Conferência de Roma, intitulado "Os cristãos estão sendo martirizados"
"A perseguição dos cristãos no século XXI ", conforme publicado pela Agência de Notícias Zenit.
A perseguição aos cristãos
continua no mundo. E um dos principais perseguidores é o fundamentalismo islâmico, que também dita as regras em Estados em que as ditaduras da Sharia é a lei aplicada civil e religiosa obrigatória.
"No livro cristão Mundo AD Trends 30-AD 2200, o pesquisador David Barrett define o número de mártires cristãos no mundo, em 70 milhões, 45 milhões dos quais ocorreu no século XX, Introvigne disse.
O número caiu para 160 mil na primeira década deste século e é estimado em cerca de 105 mil na segunda década. Isto significa um mártir cada cinco minutos. Morto não por causa da guerra real, mais ao mesmo tempo é uma guerra armada real, e espiritual, por motivos religiosos. " 

Clinton muestra su preocupación, por condena de pastor cristiano evangélico en Iran.

"Estamos particularmente preocupados por las informaciones de que el pastor cristiano Yusef Nadarjani se enfrenta a la ejecución por cargos de apostasía", dijo Clinton en un comunicado.
Yusef não negou a Jesus mesmo sob ameaça de morte pela Lei Islâmica - Sharia:
"Perguntaram pela terceira e última vez se ele está arrependido de ter abandonado o Islã e ele respondeu que não..."

sábado, 1 de outubro de 2011

Quando A Crise Mostra a Sua Face. Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre 2011


Quando A Crise Mostra a Sua Face. Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre 2011

Quando A Crise Mostra a Sua Face.
Lição 01 – CPAD – 4º Trimestre
Comentarista: Pastor Elinaldo Renovato
Autor deste texto: Osvarela
Texto áureoNe.1.3 Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Exórdio:
Compaixão é o ponto de partida de obediência à Deus.
Quatorze anos [alguns dizem 13 anos] após a chegada de Esdras, o escriba a Jerusalém, Neemias tem a notícia e é impactado pela crise instalada, nos rincões da terra de seus pais.
Além da destruição e da obra de restauração parada havia a falta de misericórdia, com os pobres e com velhos e crianças.
Esta é uma situação da crise, que consternou a mente e o coração de Neemias, a ponto dele se entristecer, diante do rei – vide estudo Resumo de Neemias, deste autor.
Recebe a notícia pelo seu irmão Hananias.
É bom ressaltar que com o Livro de Neemias finda a História do Antigo Testamento em sua descrição ampla e cronológica, sob o ponto de vista de Israel, quanto a tempos.
Este livro abrange um período de 11 anos desta História.
NO Canon judaico Esdras e Neemias formam um só livro.
A Crise Mostra a Sua Face [Cara]
É um sentido figurado, uma forma de representação gramatical metafórica, na qual, está querendo dizer, não é que a Crise tenha uma cara ou face, mas que ela se mostra com vários sinais, pelos quais, nós a podemos identificar.
Leitura Bíblica em Classe:
Ne. 1.1-7. Palavras de Neemias, filho de Hacalias. Ora, sucedeu no mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a capital, [teria sido em dezembro do ano 445 [ou 446-não se impressione sobre algumas variações de datas, é normal para certos períodos e são teologicamente aceitas].
Susã era antiga capital de inverno dos reis da Pérsia, localizada na região Sudoeste do Irã atual.
É uma forma de destacar a situação em que Neemias estava em comparação com a cidade de seus pais a nobre Jerusalém, espoliada e sem portas e muros.
Enquanto ele – Neemias vivia na segurança da bela e fortificada Susã[remonte esta leitura com a do texto anterior e veja: o rei precisava resguardar-se em segurança, e entre os que podiam desfrutar desta segurança estava Neemias].
Cont... Ne. 1.1-7. ...que veio Hanâni, um de meus irmãos, com alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que tinham escapado e que restaram do cativeiro,  e acerca de Jerusalém.
Eles me responderam: Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Tendo eu ouvido estas palavras, sentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e continuei a jejuar e orar perante o Deus do céu,
e disse: Ó Senhor, Deus do céu, Deus grande e temível, que guardas o pacto e usas de misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos:
Estejam atentos os teus ouvidos e abertos os teus olhos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos, confessando eu os pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; sim, eu e a casa de meu pai pecamos;
Na verdade temos procedido perversamente contra ti, e não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a teu servo Moisés.
As faces da Crise apresentada a Neemias:Leia mais-clique aqui

Resumindo Neemias - Restauração Em Tempo de Crise


Resumindo Neemias.
Neemias significa “Jeová consola”.
A história intrínseca de Esdras e Neemias é continuada neste livro sob a ótica da restauração.
Consideraremos neste rápido esboço, como Neemias foi predecessor de Esdras nesta tarefa de restauração.
Veja o quadro
IMPERADORES PERSAS
RESTURAÇÃO JUDAICA
CIRO, o Grande – 539-530 a.C
Volta a Judá
Cambises – 530-522ª.C

Dario I – 485-465 a.C
Reconstrução do Templo
Xerxes – Rei Assuero – 485-465 a.c.

Artaxerxes - 465-425 a.C
Missão de Neemias – reconstrução das muralhas de Jerusalém e reformas.
Dario II – 425-405 a.C.

Artaxerxes II – 405-439 a.C.
?;Missão de Esdras e Reforma ;Promulgação da Lei.
Qual seria o ‘mitte’ do Livro de Neemias?

Jr.29.4-7. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia: Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
Considerando-se a situação, a geografia, a geopolítica da época e os personagens do Livro, temos um quadro agudo da situação.
Judá dominada;
O flagelo instalado na região palestina o pavor, a fome, a destruição.
E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo;
Uma situação de cativeiro e desprezo aos que lá ficaram, velhos, sem forças e outros desprezados pelo povo dominador.
Um reino paralelo em Samaria, governado por um inimigo dos judeus – Sambalate;
Uma cidade geopoliticamente fundamental, para a conservação do domínio na Região, o que a colocava sempre, diante dos olhos do Rei da Babilônia, para que nunca se soerguesse;
Uma região – Palestina – ponto de passagem de tropa dos Exércitos e de Comércio;
Todas estas condições estão em evidencia e se sobrepunham a qualquer interesse em resgate de Jerusalém;
Daniel entendeu que esse período de cativeiro seria de setenta anos (Daniel 9:2)
Quem era Neemias?
Serviu a Artaxexes [sucessor de Xerxes, o Rei Assuero na tradução do nome na versão latina do hebraico,]no período do ano 445-425 a.C. Sec V –
Papiros da comunidade judaica em Elefantina no Egito – África nos dão conta que Sambalat foi governador naquela região e seus dois filhos também o foram.
Era um funcionário graduado da Corte do rei.
Copeiro do rei.
Foi enviado pelo Rei no ano de 445 a.C.
Retornou a Babilônia em 433 a.C.
O compendio de Ezra contam a história pós-davídica até aos anos 400 a.C.
Ne.1.1,11.AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza... Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.
Os nomes dos meses, de origem babilônica, poderão ser apreciados no quadro a seguir:
ORDEM
NOMES
BABILÔNIOS
MESES JUDAICOS
APÓS
CATIVEIRO
MESES JUDAICOS
EM
PORTUGUÊS
Primeiro mês
NISÃ
NISÃ
NISSAN
Segundo mês
ZIVE
IYAR
IYAR
Terceiro mês
SIVÃ
SIVÃ
SIVAN
Quarto mês
TAMUZ
TAMUZ
TAMUZ
Quinto mês
ABE
ABE
AV
Sexto mês
ELUL
ELUL
ELUL
Sétimo mês
ETANIM
TISRI
TISHREI
Oitavo mês
BUL
MARHESHWAN
CHESHVAN
Nono mês
QUISLEU
QUISLEU
KISLEV
Décimo mês
TEBETE
TEBETE
TEVET
Décimo primeiro mês
SEBATE
SEBATE
SHEVAT
Décimo segundo mês
ADAR
ADAR
ADAR I
ADAR II
Quislev – quisleu é o nono mês.
Parece-me que Neemias quer dar uma inferência de que ele estava na casa Real,.
Ali, onde galgara vários posto e neste momento ele estava então como copeiro do Rei, cargo de grande importância, diria vital para a vida do Rei, em função das normais investidas sobre a vida dos que governavam, pelo envenenamento de alimentos e até para acessar aos aposentos reais.
Um homem judeu nascido no exílio;
Talvez um contemporâneo do líder profético no exílio, o profeta Zacarias;
Um homem que se mantém ligado à tudo o que acontece em sua pátria materna.
Arriscou o seu status e sua própria vida pelo estado da cidade de Jerusalém: “E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
Atender ao Rei sem estar com rosto alegre poderia parecer, ao Rei que ele estava sendo ingrato, pois muitos gostariam estar no seu lugar, até pelo fato de ser um hebreu.
E estar atendendo ao Rei do maior Império, ainda que em decadência inicial, mas ainda poderoso.
Um homem que no exílio trabalha na Casa Real do Poder dominante, o que prenuncia as suas qualidades pessoais, principalmente ao lermos toda questão do dominador e da escolha, dentre os exilados e suas família que cresceram no exílio, sabemos que esta escolha era proveniente de certas peculiaridades:
Família nobre;
Inteligência;
Parentesco com a Casa de Judá;
E outras demais condições.
O Mitte será, sob minha ótica é:
Sabedoria e Coragem de um Líder Restaurador: Neemias.
Jr.22.8. E muitas nações passarão por esta cidade, e dirá cada um ao seu próximo: Por que procedeu o Senhor assim com esta grande cidade?
Um homem alegre.
Um homem especial
Um homem conhecedor das promessas
Um homem que guardou a memória dos seus antepassados
Um homem conhecedor da glória de Jerusalém
Um preservador
Um homem preocupado com a Cidade do Templo
Um Restaurador:
Da unidade do povo;
Do valor espiritual de Jerusalém
Do animo do povo; Nesta missão ele serve de restaurador do estado de desanimo do povo e seus príncipes espirituais – sacerdotes - Deus havia prometido através de Jeremias (25.12) que o cativeiro babilônico teria duração limitada. No momento apropriado, cumpriu fielmente a sua promessa e induziu o espírito do rei Ciro da Pérsia a publicar um édito para o retorno dos exilados (1.1-4).
Da Fé do povo em seu Deus;
Um fechador de rotura
Um homem sábio
Um corregedor justo e forte.
Ne.13.25. E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
Um homem que soube trabalhar no silêncio e sozinho;
Um homem de oração                                                                         
Um homem conhecedor dos benefícios do jejum
Um homem conhecedor do Deus verdadeiro: O Deus dos Céus, no meio de uma cultura com outros deuses.
Ne.1.4-5. E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
É importante explicar que este período na Babilônia consagrou no meio dos judeus a teogonia prática da existência de um Deus Único e verdadeiro, na cultura monoteísta do povo de Israel, basta vermos, como alguns reis de Judá e Israel se curvaram a deuses e rainhas dos céus.
A Crise Instalada:
Jamais queira ver a face da crise, mas quando ela chegar seja um Neemias! Osvarela
Tomando ciência da Crise.
Ne.1.2,3. Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
 A leitura do livro nos leva a constatação, que alguns judeus transitavam pelo magnífico reino semi-mundial a realizando viagens entre Jerusalém e a Babilônia.

Neemias teve seu semblante mudado pela preocupação;
Arquitetou um Plano para poder ajudar a reconstruir a cidade de seus pais
Um Homem Com Um Plano.
Trabalhava em segredo.... E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém;
Nunca inicie uma obra sem ter um plano e conhecer a situação, da mesma
Ne.2.11-16. E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia;
Um homem que pensava grande, mas via os detalhes do que realizaria.
Primeiro orou a Deus.
Temos o primeiro exemplo no início da expedição:
Ne.1.4-9.E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem,
a- dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.
b- Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.
c- Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros.
O segundo exemplo na execução:
Uma vistoria precisa.
Verificando as necessidades, aqui há ensino.
Projetando a execução.
Convocando á restauração física: Ne.2.18. Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.