terça-feira, 24 de maio de 2011

Ensinando a Doutrina...

DOUTRINA.
Texto: Colossenses 1.28. A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;
Tt.1.5. Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem...
GOTEJAMENTO DE ENSINO
Dt.32.2. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
1Ti 4:11 - Manda estas coisas e ensina-as.
1Ti 6:2 - E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta.
1Ti 6:3 - Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,
DOUTRINA É BOA.
Pv. 4.2. Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
OBRIGAÇÃO DE FALAR A DOUTRINA:
1 Timóteo 4: 16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres;
Doutrina – não pode ser abandonada, mas retida, com apego, como a etimologia infere, neste texto.
Deve ser ensinada com retidão, apego, persistência, reverência e convicção.
Tit 1:9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.
Tit 2:1 - TU, porém, fala o que convém à sã doutrina. - διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).
DOUTRINA FAZ PARTE DA LITURGIA DO CULTO:
1 Co.14.26. Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Para crescimento e maturidade, dos imaturos e dos meninos espirituais:
Ef.4.14. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Doutrina
Ensino dentro da vontade absoluta de Deus
διδασκαλια [didaskalia] (Substantivo feminino). O ato de ensinar: ensino. Aquilo que é ensinado: doutrina, instrução.
Doutrina
Ensinamento para o bem da Igreja. Pv.9.9. ensina o justo e ele aumentará em doutrina.
A Doutrina deve ser obedecida pelos crentes:
Rm.6.17. Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
Doutrina
Disciplina para edificação - 1 Timóteo 4: 13. Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
Doutrina
No NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem;
Ensinamento com correção de desvios de ensino
1 Timóteo 1: 10. ...impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, -διδασκαλια [didaskalia] Dat. sing. ("à sã doutrina" - τη υγιαινουση διδασκαλια [tê hugiainousê didaskalia]).
1 Timóteo 4: 1. Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, - διδασκαλιαις [didaskaliais] Dat. pl.
1 Timóteo 4: 16. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
Doutrina
Como fonte de vida.
1 Timóteo 4: 6
Como alimento espiritual.
Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. - διδασκαλιας [didaskalias] Gen. sing. ("da boa doutrina" - της καλης διδασκαλιας [tês kalês didaskalias]).
Pv.13.14.A doutrina do sábio é uma fonte de vida para se desviar dos laços da morte
Ensinamento para correção futura ou presente, com base no cânon sagrado
DOUTRINA NO NOVO TESTAMENTO.
A Doutrina ensinada por Jesus tem Poder.
διδασκαλια [didaskalia] aparece 21 vezes no NT:
Mc.1.27. E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!

Doutrina (grego didach didache ) - (Mc.1:22; Lc.4:32; At.2:42; Rm.6:17) ensino, doutrina, didach instrução nas assembléias religiosas dos cristãos, fazer uso do discurso como meio de ensinar, em distinção de outros modos de falar em público.
Palavra oriunda de didasko, significando conversar com outros a fim de instruí-los, pronunciar discursos didáticos; desempenhar o ofício de professor conduzir-se a dar instrução, explicar ou expor algo a alguém. didaskalia Doutrina(grego didaskalia didaskalia ) - (1 Tm.4:6; 1 Tm.4:16; 1 Tm.6:1; Tt.2:1; Tt.2:10) didask ensino, instrução, preceitos; palavra oriunda de didaskalos - No NT, alguém que ensina a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem;
Doutrina dá comunhão:
At.2.42.E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Doutrina serve para Conversão e Salvação:
Entendendo que trata-se de coisas da Salvação – Hb.6.9; ou operando a vossa salvação com temor e tremor, como diz Paulo-Fp.6.12.
Afinal, Salvação só por Jesus.
1 Timóteo 4: 16
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. - τη διδασκαλια [tê didaskalia] Dat. sing.
At.13.12. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
ENSINO DOS APÓSTOLOS SOB A ÓTICA DA NOVA ALIANÇA
São basicamente três:
Atos 15. 28,29.Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.
Doutrina bíblica é um conjunto de ensinos bíblicos, que inclui:
Doutrina no mundo secular: é conjunto de regras, por exemplo, de Direito sobre um determinado assunto legal.
Ensino
Disciplina
Correção
Animo
FAZER O BEM E NÃO O MAL.
1 Pe.3.9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.10 Porque quem quer amar a vida,e ver os dias bons,refreie a sua língua do mal,e os seus lábios não falem engano.11 Aparte-se do mal, e faça o bem;Busque a paz, e siga-a.
Doutrina identifica o doutrinado – o Crente:
João 7.17. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.
COSTUMES DE VIDA:
Vida com sensualidade:
Rm.1.27. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
Ef. 4.22-32. Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
2 Tm.3.6. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
Linguajar – vs.29
Roupas em uso –
1 Tm.2.9. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
DOUTRINA E OS MURMURADORES:
Is.29.24. E os errados de espírito virão a ter entendimento, e os murmuradores aprenderão doutrina.
Doutrina e Práticas de vida:
2Tm.3.10. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,
Adultério, fornicação, cobiça, mentira – Ef.4.25 - [1Tm.1.10.Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,];
Dissensões [Rm.16.17.E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.];
Romanos 15:4.Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança. - την διδασκαλιαν [tên didaskalian] Acus. sing. ("para o nosso ensino" - εις την ημετεραν διδασκαλιαν [eis tên hêmeteran didaskalian]).
Rom 16:17 - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
1Co 1:10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
1Co 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
1Co 11:18 - Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
Gal 5:20 - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Porfias[brigas], modo de vida familiar, modo de falar – Ef.4.31 - [falar alto, gritaria], modo de comer [glutonaria], modo de vestir [sensualidade, concupiscência, luxo, orgulho, vaidade].
Doutrinas inerentes a Liturgia e práticas da Salvação e Fé:
Hb.6.2. E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
Falando a Pergamo.
Antipas, Bispo de Pergamo,um cristão que foi morto dentro de um forno em brasas. The Acts of Antipas.
Ap.2.14. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Doutrina quanto aos que não querem obedecer a Doutrina:
2Jo 9 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
2Jo 10 - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
A Obediência a Doutrina, leva o crente a servir, ao Senhor com igualdade de atitude à Cristo.
1 Pe.2.18-25- voltando-nos ao Bispo e Pastor de nossas Almas!
O crente tem um paradigma para servi-lo: As atitudes de Jesus Cristo é a base doutrinaria.
Não só atitudes, mas todas as suas Palavras e ditos.
Doutrina.
Quem pode compreendê-la, se não tiver seus olhos abertos pela palavra de Deus, através da Revelação do Espírito.
João 14.26. Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
É Ele quem nos ensina, conforme as próprias palavras de Jesus Cristo.
João 14.21. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama;
Doutrina serve para abrir os olhos ao que lê;
Doutrina revela o que está aparentemente selado, ao que se desvia da vontade de Deus – isto é para crente –
Doutrina impede escamas na visão espiritual, que deixa cego ao que lê a Palavra e não entende.
Por isto, a encontramos no Antigo Testamento com o Conceito:
ANTIGO TESTAMENTO: Doutrina (hebráico xql Ieqach ) - (Dt. 32:2; Pv. 4:2; Pv. 9:9) - ensinamento, ensino, percepção, xql capacidade de persuasão. Palavra proveniente de laqach, que significa tomar, pegar, buscar, segurar, apanhar, receber, adquirir, comprar, trazer, casar, tomar esposa, arrebatar, tirar, carregar embora, tomar em casamento.
Is. 29.9-13. Pasmai, e maravilhai-vos; cegai-vos e ficai cegos; bêbedos estão, mas não de vinho, andam cambaleando, mas não de bebida forte.
10 Porque o Senhor derramou sobre vós um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou as vossas cabeças, os videntes.
11 Pelo que toda visão vos é como as palavras dum livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Ora lê isto; e ele responde: Não posso, porque está selado.
12 Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Ora lê isto; e ele responde: Não sei ler.
13 Por isso o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas tem afastado para longe de mim o seu coração, e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, aprendidos de cor;
Conceitual:
Doutrinar é ensinar as verdades fundamentais da Bíblia, organizadamente. E o conjunto de princípios que servem de base ao cristianismo, compreendendo desde o ensinamento, pregação, opinião das lideranças religiosas, desde que embasadas em Textos de obras Bíblicas escritas, como Regra de fé, preceito de comportamento e norma de conduta social, referente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo e Salvação.
Portanto! Boa é Doutrina, que ela continue a gotejar incessantemente em nossas vidas e Igrejas.
Seja o motivo de usarmos os nossos púlpitos no Ensino da Palavra de Deus!
Fonte:
Léxico Grego -
Bíblia digital - cortesia Tio Sam
Bíblia Chamada

Nenhum comentário:

Postar um comentário