sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Oração no Antigo Testamento. Lição 02-CPAD-4º Trimestre/2010

A Oração no Antigo Testamento.
Lição 02-CPAD-4º Trimestre/2010                                      Autor. Osvarela
Texto Áureo.“Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à sua santa habitação de Deus, até aos céus.”. 2 Cr.30.27.
Reflexão: 
Sl.54.2. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras a minha boca.
Leitura Bíblica em Classe.
1 Cr. 18.31-39.
36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
I-Pequena Exegese:
-Encontramos neste texto uma das mais curtas Orações do Antigo Testamento.
יצחק ישראל, שיהיה ידוע היום כי אתה אלוהים בישראל, כי אני עבדך, וכי על פי דברך עשיתי את כל הדברים האלה. תענה לי, הו אלוהים, ענה לי, כי העם הזה יודע כי האתה יהוה אלהים, וכי דברת לחזור ללב שלך.
Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
II-Antiguidade da Oração:
Mi Kamôcha  quem é como tu entre os deuses? .
Hino de mais de 3000 anos, proclamado pelos israelitas quando da abertura do Mar Vermelho (vide Ex 15:11. Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?).
III-Transliteração - Exôdo 15.1.ss.
KA MI-MO-CHA?
(Quem é como Tu)
Mi Ka-mo-cha b'e-lim, Adonai? Mi Ka-mo-cha b'e lim, Adonai?
Mi Ka-mo-cha? Ka Mi-cha-mo?
Ne-dar ba-ko-desh. Ne-dar-ba-ko-Desh.
No-ra t'hi'lot, o-seh fe-leh, o-seh fe-leh. T'hi'lot ra-Não, o fe-seh leh-o-seh fe leh.
Quem é como Tu, ó Senhor,
Entre os deuses?
Quem é como Tu? Senhor.
Não há ninguém mais,
Admirável em louvor,
Operando maravilhas, ó Senhor.
Quem é como Tu, Senhor?
(Êxodo 15:11)
 Paul Wilbur
IV- Glossário.
imprecar (im-pre-car) v.t.
Expressar o desejo de que recaiam sobre alguém males (ou bens).
Pedir, rogar com insistência.
v.i. Rogar pragas, soltar pragas.
V-Intercessão.
Intercessão "consiste no pedir em favor d'outro. Ela conforma-nos e une-nos à Jesus que intercede junto de Deus Pai por todos os que N'Ele creêm. A intercessão deve estender-se também aos inimigos".
1-O Que É A Intercessão?
É estar na brecha por outro, a estar brecha é impedir, que vaze sobre outro, males, dores, ou mesmo colocar-se no local onde o outro não pode resistir ou tem um ponto crítico, que lhe é fatal ou lhe causa dores. É preencher o espaço entre o que está na nossa intercessão, e a sua necessidade.
-É pedir algo a favor de alguém.
-É solicitar ajuda para um outro.
É a obra de alguém que se coloca entre um que tem uma necessidade e aquele que pode supri-la. Algo que ignoramos às vezes é que não é necessário que aquele que tem a necessidade esteja ciente que o outro está intercedendo. Talvez seja uma obra maior, justamente a intercessão feita em prol daqueles que ignoram o perigo que correm e não sentem nenhuma necessidade de ajuda.
VI- Detalhando.
Na lição anterior repassamos uma informação sobre a atividade e uso da oração entre os hebreus.
Notadamente no período do At.
Gn.20.17. E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;
Neste comentário gostaria de dividir o assunto dentro do AT no período antes da lei e depois da lei.
Assim, podemos encontrar duas modalidades desta relação do homem com Deus.
Uma na fala direta, que também é oração, mas é suscitada no AT pelo relacionamento direto iniciado pelo próprio Deus.
Aí temos, oração como conversar ou dialogar com Deus.
A Bíblia diz que Moisés falava com Deus cara a cara.
Fala de Abraão, que falava com Deus como um amigo fala com outro amigo.
Gn.15.1-5.DEPOIS destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
1-Relacionamento verbal.
Gn.16.8.ss. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. Então lhe disse o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, [...] E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
São espécies de relacionamentos verbais, passíveis de serem catalogados como Oração.
1 Cr.30.27..Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus.
Em sua grande maioria se enquadram como tal, dentro da modalidade:
-Um pedido
-Um rogo.
-Uma súplica.
-Uma Adoração
-Um Hino
2-A Oração no AT - é uma proposta divina de Deus para com o homem para reatar, sob o manto da imputabilidade do justo, através da Santidade, a relação destruída no Éden pelo pecado.
Parece ser algo impensável, mas requer reconhecimento, de que para isto, Deus chamou a Abrão, para sair de sua Terra e parentela, e pelo processo pactual, Ele estabelecer uma relação de amigo, com Abrão, mudando-lhe até mesmo, o nome.
Tg.2.23. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Esta imputação, termo legal, em dar crédito de justificado a Abrão, agora Abraão, se torna o fiel deste relacionamento.
-Pelo lado divino inquebrável, ou seja, aliança eterna.
-Pelo lado humano, de Abraão, mais do que uma promessa é a porta para a Oração, ou orações, que lhe se abria, a qualquer instante.
Muito embora, pelo imenso amor de Deus, Abraão passa a ser mais procurado, por Deus em momentos de dificuldades, e de desencanto, de sua vida e daqueles com os quais vive e convive.

Um comentário:

  1. JESUS E SEUS APÓSTOLOS NUNCA IMPUSERAM AS MÃOS SOBRE PESSOAS PARA LEVÁ-LAS AO CHÃO.

    Mas a prática da “QUEDA ESPIRITUAL” já está ocorrendo em muitas igrejas. Curiosamente, alguns “ministradores” de tal prática, como já presenciei, seguram as pessoas com uma das mãos na testa e a outra na parte inferior das costas, tornando a queda inevitável. Ora, se a pessoa cai de poder, por que forçar a sua queda? E sempre há obreiros para ampará-las...
    EVANGÉLICOS EM CRISE
    Em seu livro EVANGÉLICOS EM CRISE, Paulo Romeiro combate essa novidade:
    “O programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma reportagem no dia 16 de abril de 1995 em que mostrou o desenrolar de um culto na igreja Vineyard, de Toronto. As cenas foram grotescas. As pessoas riam histérica e descontroladamente enquanto rolavam no carpete. Um homem se arrastava pelo chão, urrando como um leão” (Mundo Cristão, p. 80).
    Quanto ao “URRO DO LEÃO” e à “UNÇÃO DO RISO”, Romeiro esclarece:
    “Alguns citam Isaías 5.29 para defender o urro (...) Mas aqui é uma metáfora (...) As pessoas que usam Isaías 5.29 para defender o urro do leão usariam também Isaías 40.31, ‘SOBEM COM ASAS COMO ÁGUIAS’, literalmente para tentar sair voando? (...) Para justificar a ‘UNÇÃO DO RISO SAGRADO’, seus defensores citam Gênesis 18.12, em que Sara riu (...) Entretanto, esta passagem nada tem a ver com gargalhada santa. Além disso, Sara riu de incredulidade, uma atitude nada recomendável para o cristão” (idem, pp. 80,81).
    Na verdade, tanto o “CAIR NO ESPÍRITO” quanto a “UNÇÃO DO RISO” são práticas importadas dos EUA, especialmente trazidas por vários pregadores a exemplo de Benny Hinn, recordista em vendagem de livros, que já esteve no Brasil algumas vezes, “ministrando milagres” através de “SOPROS SANTOS”. Hinn, pastor do Centro Cristão de Orlando, na Flórida (EUA), leva inúmeras pessoas a caírem ao chão supostamente pelo poder de Deus.

    ACESSE E DEIXE SEU COMENTÁRIO:
    http://abnaiasduraes.blogspot.com/
    Email:
    abnartes@bol.com.br

    ResponderExcluir