domingo, 3 de outubro de 2010

O QUE É ORAÇÃO. Lição 01-CPAD-4º Trimestre

Autor. Osvarela

TEXTO ÁUREO.
“Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no espírito, e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Ef. 6.18.
Objetivo.
Fp.4.6. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.
1 Cr. 16.8,10-17.
João 15.16.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
I- CONCEITO GERAL.
Oração.
O tema deste trimestre é importante escolha dos editores da Casa para nós como membros das Assembléias de Deus.
Trata-se de um Ministério importante na casa de Deus, sem o poder do qual a Igreja seria uma entidade espiritual inerte.
No conceito geral das religiões, Oração é um pedido a divindade.
- a Oração pode ser também expressa, entre muitos povos, através de cânticos ou hinos de adoração ou de súplica.
A Oração à divindade, é uma forma de o homem expressar para o ‘divino’ [seja qual for a divindade conhecida, pelo que pede], o reconhecimento da superioridade de realizar o que ao homem é impossível.
Para nós, os crentes, esta absoluta superioridade, soberania, e poderio, só pode ser encontrada e é absoluta em Deus Triuno – coexistente em três pessoas. O Pai. O Filho E O Espírito Santo.
Oração é um rogo.
Uma súplica – ‘Proseuchomai’
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
-Pode ser pedido pelo próprio ser que ora. Sl.42.5,6. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
1-Pode ser um pedido por outro.
a-Exemplo.
Abraão – Oração Intercessória – Gn.18. 22-33. Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.[...] Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.
2-Pode ser um pedido de alguém a uma divindade, mesmo que não seja a ‘sua’ divindade. Ex.8.28.somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto;
Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Do mesmo corpo místico -1Te 5:25. - Irmãos, orai por nós.
3-Pode ser um pedido por necessidade.
4-Pedido por Nações, Povos, Cidades.
Pela cidade mesmo que ela não lhe seja a cidade de sua benção, mas de sua tribulação. Jr.29.7. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
5-Pelo bem, com promessa.
Sl.122.6. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
Orai – sha’al – pedir, buscar, solicitar, desejar.
Esta é uma palavra inunsual para ‘orar’, porém sugestiva para pedir ou indagar sobre algo.
Sha’ul – Saul – significa “o que foi pedido” ou “solicitado”
-Fome, chuva, doenças, bênçãos, prosperidade, afastamento de maldições, prevenção, cuidado.
II- OUTROS FATOS LIGADOS A ORAÇÃO.
II-1-A ORAÇÃO E A POESIA HEBRAICA
Quando estudamos a poesia hebraica e de outros povos do Oriente, vemos que há formas variadas desta forma de fala do homem com a divindade É Vivencial.
Isto é apresenta a vivencia os relacionamentos espiritual, social e cultural no cotidiano.
Apresenta-nos a verdadeira espiritualidade de forma vívida, no dia-a-dia do povo hebreu, sejam reis, profetas, cantores ou sábios.
Ela nos alerta sobre várias formas de oração.
Intimidade.
Relacionamento, mesmo em crise. Sl. 51.
Falando a alma.
Expressando gratidão.
Reconhece que é de Deus, que vem tudo para o que Ora. Sl.103. 1-3. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades.
O entendimento teológico tem firmado, o entendimento de que a religião judaica, o judaísmo, nasce no exílio babilônico de Judá- tendo como uma das colunas desta Religião a Oração.
Entenda a diferença, aqui, estamos falando do judaísmo, como religião e não, do que poderíamos chamar de hebraísmo vocativo e receptor, e proclamador do Senhor Jeová, como vida nacional cúltica anterior, sem que fosse estabelecida como religião,mas como uma nação teocrata.[plantar, colher, guerrear, casar, incluía a presença de Deus], não que antes eles não orassem a Deus, mas na realidade Deus falava diretamente ‘sobre’ a nação como seu povo.
III- TIPOS DE ORAÇÃO.
Nas Escrituras encontramos vários tipos de Oração.
-Rogo
-Súplicas
-Socorro
Na angústia
Na esterilidade- 1 Sm.1.10. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
No perigo - Até nas profundezas - Jó.2.1-2. E OROU Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe.E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Na tristeza
Nas intempéries - Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
-Clamor
-Adoração - 12 .Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
-Proteção
IV- ETIMOLOGIA.
Oração (mishpat)
Português = Oração.
Transliteração = Tefiylah ou Tephilah, Neum, Hattafah, Mishpat. [Substantivo Feminino.]
Tephilahaparece 75 vezes, no Antigo Testamento, segundo pesquisas bíblicas. Sendo 32 só nos Salmos.
Desta palavra vem o nome das correias, que são usadas como fitas atadas nos braços dos judeus, as quais contém as palavras de Deus, e quando ele se preparava para um período de Oração - tephilin.
‘Proseuchomai’ – Uma súplica
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
Euchomai – vb. Descreve uma invocação, pedido ou súplica.
Adição do prefixo ‘pros’ – ‘Proseuchomai’ – ‘na direção de’ [Deus], com esta adição prefixal, ‘prosechomai’ torna-se uma palavra usual para Oração.
“Sefer Tehillim”.
Livro dos cantos, dos louvores. Nesse caso tehillim é o plural de tehillah.
Sl.150.1-6. LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
Salmos são orações deste tipo.
Podem ser uma fala do Homem com Deus, e até mesmo estar dentro de uma fala do homem com o próprio homem interior [alma-anima] para compreender a vontade de Deus para situações, pelas quais está passando e situações que necessitam da intervenção divina.
a-Hinos de Adoração e Louvor. Sl 100,4: Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor (tehillah) em seus átrios, celebrem a ele e bendigam o seu nome
-Hinos de Adoração e Gratidão. Sl 40,4: pôs em minha boca um cântico novo, um louvor (tehillah) ao nosso Deus.
b-Súplicas a Deus. Sl 22,3: De dia eu grito, meu Deus, e não me respondes. Grito de noite, e não fazes caso de mim!
Sl 22,4: E tu habitas no santuário, tu, louvor (tehillah) de Israel!
1-Oração.
A palavra no hebraico pode ser definida por vários termos um deles é tephilla, que significa ‘súplica a Deus’.
a-Intercessão
b-Súplica por alguém -
Isaías 1.15: Quando vocês erguem para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações (tephillah), eu não escutarei.
Há também, uma palavra similar na escrita hebraica – tehillah. Mais ligada à oração como cântico.
2-JESUS OROU AO PAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário