LIÇÃO 02-07/2011 CPAD
AUTOR: Osvarela
Texto Áureo:
“[...]O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo.Arrependei-vos e crede no evangelho”. Mc. 1.15.
Leitura Bíblica em Classe:
Marcos 1.14,15.
E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Mateus 5.3-12
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Romanos 14.17
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
A Mensagem do Reino.
A mensagem do Reino de Deus é explicitada no Texto Áureo da Lição.
“Arrependei-vos e crede no evangelho”. Mc. 1.15.
É inegável e impossível fugir desta declaração basal ao reino.
O que vamos estudar nesta Lição será como vivenciar esta Mensagem;
Como cumprir esta mensagem individualmente e até mesmo eclesiasticamente, ministerialmente, e extrapolando nacionalmente.
Eis aí um sentido para se analisar a Mensagem do Reino de Deus.
A implantação da Mensagem é anunciada por João O Batista e declarada divinamente por Jesus de Nazaré!
Como o escritor aos hebreus nos ensina o principal Mensageiro do reino de Deus é o próprio Filho.
Hb.1.1. HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho...
Esta é a grande diferença da Mensagem do Reino.
O Filho encarnou e se tornou o Mensageiro da Mensagem do Reino, ao qual foi alçado a Rei.
Mt.2-5. E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
A Transição da Mensagem:
Mt.11.13. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
A Rejeição da Mensagem e dos Anunciadores da Mensagem fez parte desta transição da inclusão na vida do Homem, como Ser espiritual e antropológico da Nova Mensagem do Reino, agora entre os Homens.
João 8.48-53. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais. [...] Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?
Há que se destacar que os Céus Reina, Eternamente. Dn. 4.26. ...depois que tiveres conhecido que o céu reina.
Jesus é o Senhor. Era considerada de uma postura subversiva, pois o título de Kírios (Senhor) era atribuído exclusivamente a César, o Imperador.
Agora o Reino estava estabelecido entre os homens, com a presença divino-humana, o que humanizou o Reino trazendo uma Mensagem sem intermediários, o próprio Deus estava entre os homens, O Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a Sua Glória, como a Glória do Unigênito de Deus.
Ou seja a Mensagem do Reino andava entre os homens, em ouvir, falar, e na práxis do que era verdadeiro, pois o Verbo era a Palavra,a Mensagem viva.
MT..11.18.19. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.
Operando a Mensagem do Reino.
O Modus Operandi da Mensagem do Reino de Deus
Desealienação.
A Mensagem do Reino não é alienada do cotidiano, pelo contrário, ela envolve o que a houve , na sua prática e no seu sentimento.
At.20:24-25. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
A proposta do Evangelho não é a fuga da realidade, ou qualquer tipo de escapismo ou alienação;
A Mensagem do Reino é que o homem busque na Palavra de Deus, a solução para os seus problemas atuais, encarando-os, solucionando-os na força do Espírito Santo. João 17:15.
Cotidiano na Mensagem do Reino.
Um exemplo da atuação da Igreja na solução de problemas cotidianos está em Atos 6:1-3; Gl.2:10; 2 Co.8.
...8. para provar, pela diligência [cuidado] dos outros, a sinceridade de vosso amor.
...12. se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.
...24. mostrai para com eles, e perante a face das igrejas, a prova do vosso amor...
Quando queremos observar a realidade da Mensagem vemos, que as parábolas, que fazem parte da Mensagem do Reino, são demonstração da prática – práxis – ou seja, a Mensagem do Reino é para ser ouvida, ilustrada e vivida.
A Mensagem é essencialmente prática em sua condição de Mensagem do Reino de Deus:
O homem que descia de Jerusalém para Jericó: Lucas 10.
E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o,moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
[...]
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele.
Prática:
Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
Ali estão as figuras, que a Mensagem do Reino quer descaracterizar, como obrigação de uma ‘casta’, ou de um grupo seleto, mas a misericórdia é um dos pilares da Mensagem do Reino:
Eis a diferença transicional da Mensagem a ser ouvida por todos.
Não há mais acepção de gênero, raça, nação. Rm.1.16. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Há apenas uma Mensagem que atinge a todos, que a aceitarem.
Considerando épocas e mensagens de Deus ao Mundo, podemos encontrar o ponto e os mensageiros, no qual, ou qual a Mensagem do Reino chegou ao Mundo divinamente autorizada desde as Eras eternais.
A ocasião como escrevemos, na Lição passada, deu-se na Plenitude dos Tempos. Gl. 4.4.
A Visão do Reino de Deus vem para transformação do Legalismo pela Graça salvifíca e Regeneradora, sem invalidar, mas aperfeiçoando pela Igreja – nós,Hb. 11.31.
“Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Rm.9.4.5. Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.
A Mensagem do Reino de Deus é quebra de paradigmas atendidos até aquele momento pela estrita obediência a padrões Legais, em que se exteriorizava havia criado estereótipos exteriores que padronizavam e eram utilizados como cumprimento da Lei.
MT.22.33-40. E, as turbas, ouvindo isto, ficaram maravilhadas da sua doutrina. E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no mesmo lugar.E um deles, doutor da lei, interrogou-o ... Dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei?E Jesus disse-lhe:Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
A impossibilidade da Lei é a acessibilidade à Graça, existente desde o Aeon, em Jesus Cristo, O Rei e Proclamador da Mensagem pleromatica da Salvação e entrada no Reino.
Esta atitude humana, não desqualifica a lei como diz Paulo, em seus pensamentos sobre a nomia:
Rm.7.12-16. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
Ao fazer estas declarações o Apóstolo Paulo nos remete para a Mensagem do Reino, sob as palavras do Cristo.
Neste texto encontramos a manifestação da Mensagem e práxis da mesma para entendimento sobre a Mensagem do Reino, que diz Paulo:
Rm. 8.1-9. PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Da mesma forma que Tiago tem o mesmo entendimento:
Tiago 1.8. Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
Tiago 2.8. Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
Afinal, a Lei era uma Lei do Reino de Deus, apresentada como regra áurea para o povo hebreu.
A Mensagem atualizadora do Reino de Deus vem na Plenitude dos Tempos, para introduzir uma nova relação e entendimento, do que era a Mensagem de Deus.Leia mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário