sábado, 23 de julho de 2011

A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO. Lição 04 – CPAD - 07/2011


A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO.

Lição 04-CPAD - Autor: Osvarela
Texto Áureo:
Mt. 28.19. “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Leitura Bíblica em Classe:
Gênesis 1.26-30;Marcos 16.15-18,20.
VERBETES:
Mandato - do latim mandatum, i "encargo, cargo, COMISSÃO".
Mandato é aquilo de que se está encarregado; incumbência, MISSÃO, CONCESSÃO DE PODERES para desempenho de uma representação; delegação. 
Quanto à maneira pela qual é outorgado, o mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito.
O art. 653, do nosso Código Civil é muito claro ao indicar o significado de Mandato, por isso, resolvi copiar esse artigo de lei, para esclarecer essa dúvida.
Art. 653, do Código Civil:
"Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato."
Comissão - Significado: 1. MISSÃO OU ENCARGO
Ana Beatriz S. Rein (PR).      
I – INTRODUÇÃO:
Mandato é aquilo de que se está encarregado; incumbência, missão, concessão de poderes para desempenho de uma representação; delegação. 
1 E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.
1-      PODER do Comissionado e da DELEGAÇÃO –
Comissão - s.f. Atribuição de uma função, de um encargo. Pessoas, encarregadas de tratar conjuntamente um assunto. 
A Delegação é a Igreja, aquela que recebeu a Comissão ou delegação do Filho, que é o Rei, Senhor e Cabeça:
... Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Assim, a Igreja só pode realizar sua Missão Integral se ela for realmente integradora de homens.
Para conhecer e ler o Pacto de Lausanne de 1974, do qual as Assembléias de Deus é signatária, você pode acessar Doutrinas em nossa página, além de ler outros assuntos Doutrinários, do Credo e que são formadores da Doutrina adotada pelas ASSEMBLÉIA DE DEUS NO BRASIL. Clique aqui.
Frase Destaque:
“De acordo com o relato da Bíblia, o mundo foi criado por Deus para sua própria glória e como habitação do ser humano, feito à imagem e semelhança de Deus. Como mordomo de Deus, o ser humano recebeu autoridade e poder sobre a criação, com o objetivo de tirar dela seu sustento, de aprender seu funcionamento e preservá-la. É a essa missão que chamamos de “Mandato Cultural”. O Mandato Cultural - Rev. Dr. Augustus Nicodemus Lopes/ Chanceler da UPM
A questão do Mandato é alinhada com a convivência dos homens, seja com relação a Criação, submetendo-a a seu domínio pelo Mandato de Deus.
2- DESTACAR:
-Sujeição;
-Domínio;
-Imago Dei;
-Tenho dado – Entregou.
-Semente;
-Mantimento.
A- Porque o Ser Humano porta a Imagem de Deus, sua função é dominar a terra, se submeter-se à vontade de Deus.
PACTO DE LAUSANNE e nosso Comentário:
3. A unicidade e a universalidade de Cristo.
“Afirmamos que há um só Salvador e um só evangelho, embora exista uma ampla variedade de maneiras de se realizar a obra de evangelização. Reconhecemos que todos os homens têm algum conhecimento de Deus através da revelação geral de Deus na natureza.”

Cuja base É determinada, na capacidade superior do homem Imago Dei, sobre tudo que Deus criou, e neste criar sujeito a questão da Inteligência humana, para determinar qualidades, forças [mesmo as indomáveis – intempéries], forças cósmicas, forças animais do mundo terreno, marinho e do ar.todas estão de alguma maneira submetidas a este Mandato de Deus irrevogado, mas comprometido, pelo pecado,o que tornou o exercício deste mandato uma luta feroz, contra a atuação deste poderes.
É por isto, que o homem Jesus se manifesta, e se impõem sobre os homens, pelo domínio sobre todas estas forças, incluindo a Morte.
Mas, porque Jesus, o pode fazer, porque Ele era sem pecado!
Mt.8. 27. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Marcos 1. 27. E todos se maravilharam a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Uma nova doutrina com autoridade! Pois ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!
II – Realização Conjunta.
É a Ordem.
II-1- A Igreja, Os Crentes e o Compartir do Poder de Cristo!
Jesus colocou a nossa disposição como o Pai o fez no Éden, na Aliança Adâmica, desta maneira nos dispensou do Seu Poder, que lhe foi dado em Plenitude pelo Pai, pela sua Ação salvadora, e capacitou-nos, para à partir do seu nome realizarmos ações entre os homens.
João 14. 12-18. Em verdade, ....: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; ... e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei [...] Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós.
O Sentido da Comissão para a Ação da Igreja está relacionado, a um chamado, com especificidade única, concedido à Igreja, em uma Missão Integral de colheita de vidas a serem resgatadas.
Porém só cumpre este chamado, os que ouvem, atentam para a Voz do que nos chama apara esta tarefa singela e única, que até os anjos atentaram para ela, por ser capacitadora para realizações entre homens, por outros homens escolhidos por Deus e que creram no ouvir a voz de Cristo.
E o tempo é hoje, não perca a oportunidade de fazer parte deste Comissionamento do Cristo Glorificado!
Marcos 16.15-18,20.
...e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. [...] E, andando junto do mar da Galiléia, viu a Simão, e a André, irmão de Simão, os quais lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu farei que vos torneis pescadores de homens. Então eles, deixando imediatamente as suas redes, o seguiram, e [...] o seguiram.
Isto vai ser compartilhado, como veremos, com a Igreja.
Por isto há uma Grande Comissão possível de ser cumprida, pela Igreja.
PACTO DE LAUSANNE  e nosso Comentário:
4. A natureza da evangelização
“A nossa presença cristã no mundo é indispensável à evangelização, e o mesmo se dá com aquele tipo de diálogo cujo propósito é ouvir com sensibilidade, a fim de compreender. Mas a evangelização propriamente dita é a proclamação do Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor, com o intuito de persuadir as pessoas a vir a ele pessoalmente e, assim, se reconciliarem com Deus”.
Ainda se pode entender esta relação pela convivência inter-humanos, seus relacionamentos, sob a base da Justiça, moralidade.
III- A Criação do Homem E seus Mandatos Dados por Deus.
PACTO DE LAUSANNE e nosso Comentário:
5. A responsabilidade social cristã
Afirmamos que Deus é o Criador e o Juiz de todos os homens. Portanto, devemos partilhar o seu interesse pela justiça e pela conciliação em toda a sociedade humana, e pela libertação dos homens de todo tipo de opressão. Porque a humanidade foi feita à imagem de Deus, toda pessoa, sem distinção de raça, religião, cor, cultura, classe social, sexo ou idade possui uma dignidade intrínseca em razão da qual deve ser respeitada e servida, e não explorada.
O que significa "sujeitar" ou "dominar" a terra?
Ao estudarmos a Criação do Mundo temos a visão do que Deus preparou para o homem, através do ‘anthropos’ adâmico.
Ao formar o mundo Deus outorga à Coroa da Sua Criação a Gerencia deste sistema físico terreno.
O ser humano é Gerente da Criação.
Embora Deus continue sendo plenamente Soberano sobre sua Criação, ele comissionou o ser humano para que dela cuidasse.
Estas ordenanças de comando ou relacionais são chamadas de Mandatos, ou aqui nesta Lição 04 de Comissão.
Deus fez uma aliança com a criatura e estabeleceu pelo menos três diferentes mandatos para a humanidade:
Assim, nós temos.
O Mandato Espiritual (seu relacionamento com o Criador). - Efésios 5.16-20: ...usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo
O Mandato Social (seu relacionamento em família)
O Mandato Cultural (seu relacionamento com a sociedade).
Os Mandatos
A- Espiritual -
                        B- Mandato Social.

Um comentário:

  1. 1ª VIAGEM MISSIONÁRIA

    Missionario Abnaias Durães
    Cel: (74) 9966-3738
    Igreja Presbiteriana do Brasil-Irecê-Ba
    Pr.Rev.Cairo Mendonça.

    Missionário Josafá Leite
    Cel: (74) 9974-6769
    Assembléia de Deus-Lapão-Ba
    Pr.Sandoval Reis.

    Saímos de Irecê no dia 18 (segunda-feira) de Julho de 2011.
    Nos povoados do município de Itaguaçú da Bahia.
    Encerramos a missão no dia no dia 22 (sexta-feira) de Julho de 2011.
    Povoados de:
    Toco Preto
    Faz.Almas
    Melancia
    Jacarezinho
    Transamazônica
    Missão
    Baixa Funda
    São João
    Encoso
    Muquem
    Pau Seco
    Nova Vereda
    Acampamos pela primeira vez (segunda-feira:18/06/2011) no povoado de Toco Preto na fazenda de Valmir e Fátima um casal que aceitaram Jesus como Senhor!Eles nos forneceram tudo que precisamos.Queriam que a gente dormissem dentro da casa deles,mas nos dormimos nas nossas barracas.
    Acampamos pela segunda vez (terça-feira:19/06/2011) no povoado Missão.Acampamos á beira do Rio Verde onde armamos nossas barracas e fizemos uma fogueira onde fizemos nossa janta.Oramos,louvamos a Deus,e contamos as
    maravilhas de Deus.Fomos renovados espiritualmente.Foi uma benção!
    Acampamos pela terceira vez (quarta-feira:20/06/2011) no povoado de Muquem na fazenda de Guilherme á beira do rio onde armamos nossas barracas e fizemos uma fogueira onde fizemos nossa janta.Oramos,louvamos a Deus,e contamos as maravilhas de Deus.Fomos renovados espiritualmente.Foi uma benção!
    Acampamos pela quarta vez (quinta-feira:21/06/2011) no povoado de Maravilha na fazenda de Jose Dia um irmão da Presbiteriana, á beira do rio onde armamos nossas barracas e fizemos uma fogueira onde fizemos nossa janta.Oramos,louvamos a Deus,e contamos as maravilhas de Deus.Fomos renovados espiritualmente.Foi uma benção!
    Encerramos a missão e retornamos á Irece as 4.40 hs da tarde de Sexta-feira com o coração rejubilando de alegria por termos evangelizados 124 almas que receberam a Jesus como Senhor!

    ResponderExcluir