sábado, 18 de setembro de 2010

O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA. Lição 12 – CPAD - 3º Trimestre

O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA.
Lição 12 – CPAD - 3º Trimestre – 2010                          Autor: Osvarela
1 Co. 14.3. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
Nesta lição estudaremos sobre o propósito da profecia.
Ora, a profecia, no tempo contemporâneo está entre estes dons de locução; e instituída entre os crentes, em uma das suas formas na glossolalia e a partir desta no Dom de Profecia.
Leitura Bíblica em Classe. 1 Co.12.4-10.; 1 Co. 14.1-5.
Texto para reflexionar.
2 Tim 4:1-5.Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
Glossário.
-Mestre - didaskalos
-Kerigma - proclamação da verdade
-Pregador - kerus
-Dons - karismaton
Exortar – Animar, incitar, advertir, induzir, admoestar, aconselhar.
-Oikodomei – edificação de prédios – oiko –domo – estrutura –
oikos (grego antigo: οίκος, plural: o οίκοι) é grego antigo equivalente de a casa, casa, oufamília.
-Paulo e a edificação da igreja - Páolo kai ti̱n ypostí̱rixi̱ ti̱s ekkli̱sías
Glossa  Γλώσσα - Gló̱ssa [fonética]
Paráclito - Esta palavra deriva de dois vocábulos gregos ‘pará’ que significa ’para o lado de’ e do vocábulo ’kaleo’ que significa ’chamar, convocar’, dando o sentido total de ‘alguém chamado para ajudar ao lado de outrem’.
I- Introdução.
Dons (karismaton). Uma capacitação especial, sobrenatural, que os membros do corpo de Cristo recebem do Espírito Santo para o desempenho de seu serviço no reino de Deus, em particular na igreja. Não são talentos naturais, mas operações do Espírito Santo que pertencem à ordem da redenção – e não da criação –, ainda que um não redimido possa apresentar manifestações autênticas aqui e ali. Examine os textos de Efésios 4:7-16 e Rm 12:6.
Os dons que estamos estudando agora não são estes, mas são capacidades que habilitam os crentes (cada crente em sua própria função) a executarem uma tarefa específica na igreja local.
Os dons não são, um fim em si mesmo, mas ferramentas de serviço para a produção de frutos (Karpos). (Ef. 4:13; Gl. 5:21 e I Co. 12:5-7; 14:12 e capítulo 13 integralmente.)
Potencialmente ou de forma latente, isto é, de forma potencial, todos os salvos em Cristo têm a fonte de dons a sua disposição.
Paulo exorta-nos a não ficarmos inertes nesta área, mais que possamos buscar os dons de maneira perseverante: “procurai com zelo os dons espirituais...”.
Procurar pode ser entendido como perseguir, procurar e buscar ardentemente o amor.
A palavra que move Paulo é uma busca incessante ou perseguir [dioko].
O Amor verdadeiro não é essência humana, pois Paulo nos fala de ‘homens sem afeto natural’, amor é atributo divino comunicável ao nosso coração, o que nos concita a exercitar a busca, em Jesus Cristo, da verdadeira ágape. É uma busca diária.
Se você não os possui ainda, ou não entendeu a existência deles em sua vida, necessita busca-los, ou ativa-los [como Paulo exorta a seu filho Timóteo].
"Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta" (1Co 14.1-3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário