sábado, 13 de agosto de 2011


Lição 07
A BELEZA DO SERVIÇO CRISTÃO.
Autor : Osvarela
Texto áureo:
João 13.14.
Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
GL.2.10. Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres; o que também procurei fazer com diligência.
Igreja – Agente Transformador da Sociedade.
João 13. 14. Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.
Serviço - s. m. Ação ou efeito de servir.
Desempenho de funções obrigatórias; trabalho.
Produto da atividade do homem destinado à satisfação de necessidades humanas.
A máxima da caridade é pôr as leis do amor a serviço do combate da injustiça”. Osvarela
Definição: Serviço Cristão é satisfazer na plenitude as necessidades e desejos dos que nada tem. Na mente de cada pessoa há uma consciência de necessidades e desejos, as vezes não estão completamente claros, mas existem.
A Beleza do Serviço Cristão é conseguir, com a mente de Cristo atender aqueles que necessitam de maneira totalmente voluntária e naturalmente exercida sob a égide do caráter cristão em nós, imitando a Cristo!
Leitura Bíblica:
João 13. 12 Ora, depois de lhes ter lavado os pés, tomou o manto, tornou a reclinar-se à mesa e perguntou-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?13 Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou.14 Ora, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.15 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.16 Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
Atos 2.42. ...e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.
44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.45 E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração,47 louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.
NO ESTUDO DA ECLESIOLOGIA encontramos alguns aspectos da Missão Integral da Igreja.
Entre eles aspectos formadores da Igreja como ente divino aqui neste Mundo.
Estamos estudando nesta lição alguns destes aspectos.
Entendo que todos os aspectos da Igreja são de caráter espiritual.
Doutrinariamente devemos entender isto, para que seja possível estudar de maneira espiritual o Tema desta Lição.
Parece obvio que devamos estudar de maneira espiritual, mas o que ressalto é que todas as ações da Igreja são dominadas pelo pensamento cristológico, por aqueles que têm a mente de Cristo.
Cl. 3.17. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 23. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor...
Rm. 12.8. Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
Serviço – servitium; obsequium; servitio; militiae
διακονια diakonia
1) serviço, ministério, esp. daqueles que executam os pedidos de outros
2) daqueles que pelo pedido de Deus proclamam e promovem religião entre os homens
2b) do ofício dos apóstolos e sua administração
3) serviço daqueles que brindam aos outros os ofícios da afeição cristã esp. aqueles que ajudam a atender necessidades, seja pelo recolhimento ou pela distribuição de caridades
4) ofício do diácono na igreja
5) serviço daqueles que preparam e ofertam alimento
Tg. 1.27. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
A pobreza advinda da espoliação dos romanos, mais a ganância dos publicanos – vide Zaqueu – e do Sinédrio, mais dos Sacerdotes, que comiam do altar, haviam deixado a sociedade empobrecida e sem meios, quase algum de sobrevivência.
Assim, nasce um meio de atender aos pobres:
Primeiro pela ação comunitária do repartir do pão, que se aliou a uma questão espiritual sacramental a Ceia do Senhor, que também tipifica a Páscoa, quando o sentimento de repartir além de espiritual e de caridade.
Ex. 12.3. Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família. 4 Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
ATOS 6.1-2. Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
A questão da sociedade do nascedouro da Igreja em Jerusalém motivou o nascimento da atividade da Igreja Organização.
Ponto em que devemos nos deter para explicar que: uma sem a outra não podem co-existir, pois a chamada aos gentios, aos gregos, aos hebreus de forma conjunta traz a tona a diferença de cuidados necessários, a cada família conforme sua característica cultural.
Se o hebreu necessitava de alimentar-se duas vezes ao dia, o grego tinha necessidade de mais refeições diárias.
Quando Pedro vê o lençol atado nas quatro pontas, e contendo todo o tipo de comestível animal, podemos entender o seu espanto quanto a isto, mas também podemos entender que ali estava estampada a diferença cultural a ser enfrentada pela Igreja primitiva.
Devemos Rever A Necessidade Através dos Textos Paulinos:
O Que Acontece Com A Igreja Organismo É O Corpo Místico de Cristo.
É o ajuntamento dos salvos, invisível sob a ótica mística, mas visível sob a ótica da Organização presente em seus membros.
A Igreja Organização é o ajuntamento dos cristãos.
A Igreja Organização, sob a ótica bíblica é o ajuntamento de cristãos, ajuntamento que adora a Cristo.
Sendo assim, a Igreja exercita a espiritualmente a sua vocação de serviço, como Missão de Igreja.
A Igreja mística e a Igreja instituição se fundem em realizações para que uma possa ser plena em obediência a Palavra de Deus em tudo que realiza.
1 Tm.5. 10 aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras.
Não existe o Exercício de Servir, sem atender a Palavra de Deus.
Rm.12. 13 ...acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;
Hb.13. 2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.
Rm.12. 4-8 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
Ou nós realizamos isto como a Igreja primeva realizou, ou estamos em dissonância com os ensinos bíblicos.
2 Tm.4.8 Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.
Deixemos de laborar com esforço que é aparente para laborar na seara do mestre com entendimento e atendimento necessário ao irmão.
A pretensa dicotomia entre Efésios e Tiago deve servir de base para nossa atuação e entendimento desta Lição.
Igreja organismo místico e vivo e igreja organização jamais serão igreja se não entenderem esta área:
Tg.2. 14-18. Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
A frase abaixo revela um pouco do meu pensamento no exercício e beleza do serviço cristão.
Assim como Neemias erguia o muro, e mandou seus homens estarem com a lança e com a ferramenta as mãos, assim deve ser o exercício do serviço da Igreja cristã.
Não pode faltar a espada – Bíblia – e não pode faltar a quem tem a espada a ferramenta de servir aos outros.
Fundamento que gerou uma atividade – serviço – na igreja primitiva, que foi evoluindo das ofertas, para a hospitalidade, para a ajuda para o incentivo ao animo do outro, até se consolidar como uma característica cristã.
Nenhuma tarefa pode ser realizada sem luta. O cristão precisa tanto de sua espada quanto de sua colher de pedreiro. William Gurnall
Leia mais.Clique aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário