sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A Oração no Antigo Testamento. Lição 02-CPAD-4º Trimestre/2010

A Oração no Antigo Testamento.
Lição 02-CPAD-4º Trimestre/2010                                      Autor. Osvarela
Texto Áureo.“Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à sua santa habitação de Deus, até aos céus.”. 2 Cr.30.27.
Reflexão: 
Sl.54.2. Ó Deus, ouve a minha oração, dá ouvidos às palavras a minha boca.
Leitura Bíblica em Classe.
1 Cr. 18.31-39.
36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
I-Pequena Exegese:
-Encontramos neste texto uma das mais curtas Orações do Antigo Testamento.
יצחק ישראל, שיהיה ידוע היום כי אתה אלוהים בישראל, כי אני עבדך, וכי על פי דברך עשיתי את כל הדברים האלה. תענה לי, הו אלוהים, ענה לי, כי העם הזה יודע כי האתה יהוה אלהים, וכי דברת לחזור ללב שלך.
Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
II-Antiguidade da Oração:
Mi Kamôcha  quem é como tu entre os deuses? .
Hino de mais de 3000 anos, proclamado pelos israelitas quando da abertura do Mar Vermelho (vide Ex 15:11. Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?).
III-Transliteração - Exôdo 15.1.ss.
KA MI-MO-CHA?
(Quem é como Tu)
Mi Ka-mo-cha b'e-lim, Adonai? Mi Ka-mo-cha b'e lim, Adonai?
Mi Ka-mo-cha? Ka Mi-cha-mo?
Ne-dar ba-ko-desh. Ne-dar-ba-ko-Desh.
No-ra t'hi'lot, o-seh fe-leh, o-seh fe-leh. T'hi'lot ra-Não, o fe-seh leh-o-seh fe leh.
Quem é como Tu, ó Senhor,
Entre os deuses?
Quem é como Tu? Senhor.
Não há ninguém mais,
Admirável em louvor,
Operando maravilhas, ó Senhor.
Quem é como Tu, Senhor?
(Êxodo 15:11)
 Paul Wilbur
IV- Glossário.
imprecar (im-pre-car) v.t.
Expressar o desejo de que recaiam sobre alguém males (ou bens).
Pedir, rogar com insistência.
v.i. Rogar pragas, soltar pragas.
V-Intercessão.
Intercessão "consiste no pedir em favor d'outro. Ela conforma-nos e une-nos à Jesus que intercede junto de Deus Pai por todos os que N'Ele creêm. A intercessão deve estender-se também aos inimigos".
1-O Que É A Intercessão?
É estar na brecha por outro, a estar brecha é impedir, que vaze sobre outro, males, dores, ou mesmo colocar-se no local onde o outro não pode resistir ou tem um ponto crítico, que lhe é fatal ou lhe causa dores. É preencher o espaço entre o que está na nossa intercessão, e a sua necessidade.
-É pedir algo a favor de alguém.
-É solicitar ajuda para um outro.
É a obra de alguém que se coloca entre um que tem uma necessidade e aquele que pode supri-la. Algo que ignoramos às vezes é que não é necessário que aquele que tem a necessidade esteja ciente que o outro está intercedendo. Talvez seja uma obra maior, justamente a intercessão feita em prol daqueles que ignoram o perigo que correm e não sentem nenhuma necessidade de ajuda.
VI- Detalhando.
Na lição anterior repassamos uma informação sobre a atividade e uso da oração entre os hebreus.
Notadamente no período do At.
Gn.20.17. E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;
Neste comentário gostaria de dividir o assunto dentro do AT no período antes da lei e depois da lei.
Assim, podemos encontrar duas modalidades desta relação do homem com Deus.
Uma na fala direta, que também é oração, mas é suscitada no AT pelo relacionamento direto iniciado pelo próprio Deus.
Aí temos, oração como conversar ou dialogar com Deus.
A Bíblia diz que Moisés falava com Deus cara a cara.
Fala de Abraão, que falava com Deus como um amigo fala com outro amigo.
Gn.15.1-5.DEPOIS destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.Então disse Abrão: Senhor Deus, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
1-Relacionamento verbal.
Gn.16.8.ss. E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora. Então lhe disse o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, [...] E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. E ela chamou o nome do Senhor, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
São espécies de relacionamentos verbais, passíveis de serem catalogados como Oração.
1 Cr.30.27..Então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus.
Em sua grande maioria se enquadram como tal, dentro da modalidade:
-Um pedido
-Um rogo.
-Uma súplica.
-Uma Adoração
-Um Hino
2-A Oração no AT - é uma proposta divina de Deus para com o homem para reatar, sob o manto da imputabilidade do justo, através da Santidade, a relação destruída no Éden pelo pecado.
Parece ser algo impensável, mas requer reconhecimento, de que para isto, Deus chamou a Abrão, para sair de sua Terra e parentela, e pelo processo pactual, Ele estabelecer uma relação de amigo, com Abrão, mudando-lhe até mesmo, o nome.
Tg.2.23. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
Esta imputação, termo legal, em dar crédito de justificado a Abrão, agora Abraão, se torna o fiel deste relacionamento.
-Pelo lado divino inquebrável, ou seja, aliança eterna.
-Pelo lado humano, de Abraão, mais do que uma promessa é a porta para a Oração, ou orações, que lhe se abria, a qualquer instante.
Muito embora, pelo imenso amor de Deus, Abraão passa a ser mais procurado, por Deus em momentos de dificuldades, e de desencanto, de sua vida e daqueles com os quais vive e convive.

domingo, 3 de outubro de 2010

LUTO

Esta semana, nós do Jd. Cândida 1-Diadema-Setor28, sofremos um momento muito intenso na vida da comunidade da igreja.
Passou a estar com o Senhor a nossa Irmã Cícera, esposa do nosso Diácono Severino, mais conhecido por todos como o irmão Bio.
Irmã Cícera foi dirigente do Círculo de Oração, evangelizadora do bairro, ganhou almas para Jesus ao longo de sua existência de 55 anos.
Nossas condolências a família.
Irmão Bio
-a sua filha cantora Michele - uma das nossas lideranças da juventude - amada em Cristo.
-Mônica
-Marcelo e esposa.
O Espírito Santo há de consolar os vossos corações.
2 Tm.4.7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

O QUE É ORAÇÃO. Lição 01-CPAD-4º Trimestre

Autor. Osvarela

TEXTO ÁUREO.
“Orando em todo o tempo com toda oração e súplica no espírito, e vigiando nisso com toda a perseverança e súplica por todos os santos”. Ef. 6.18.
Objetivo.
Fp.4.6. Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE.
1 Cr. 16.8,10-17.
João 15.16.
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
I- CONCEITO GERAL.
Oração.
O tema deste trimestre é importante escolha dos editores da Casa para nós como membros das Assembléias de Deus.
Trata-se de um Ministério importante na casa de Deus, sem o poder do qual a Igreja seria uma entidade espiritual inerte.
No conceito geral das religiões, Oração é um pedido a divindade.
- a Oração pode ser também expressa, entre muitos povos, através de cânticos ou hinos de adoração ou de súplica.
A Oração à divindade, é uma forma de o homem expressar para o ‘divino’ [seja qual for a divindade conhecida, pelo que pede], o reconhecimento da superioridade de realizar o que ao homem é impossível.
Para nós, os crentes, esta absoluta superioridade, soberania, e poderio, só pode ser encontrada e é absoluta em Deus Triuno – coexistente em três pessoas. O Pai. O Filho E O Espírito Santo.
Oração é um rogo.
Uma súplica – ‘Proseuchomai’
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
-Pode ser pedido pelo próprio ser que ora. Sl.42.5,6. Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte.
1-Pode ser um pedido por outro.
a-Exemplo.
Abraão – Oração Intercessória – Gn.18. 22-33. Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinqüenta justos na cidade, destruirás e não pouparás o lugar por causa dos cinqüenta justos que ali estão? Então disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei o lugar todo por causa deles. Tornou-lhe Abraão, dizendo: Eis que agora me atrevi a falar ao Senhor, ainda que sou pó e cinza.[...] Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei. E foi-se o Senhor, logo que acabou de falar com Abraão; e Abraão voltou para o seu lugar.
2-Pode ser um pedido de alguém a uma divindade, mesmo que não seja a ‘sua’ divindade. Ex.8.28.somente que, indo, não vades longe; orai também por mim. Então disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor vosso Deus no deserto;
Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
Do mesmo corpo místico -1Te 5:25. - Irmãos, orai por nós.
3-Pode ser um pedido por necessidade.
4-Pedido por Nações, Povos, Cidades.
Pela cidade mesmo que ela não lhe seja a cidade de sua benção, mas de sua tribulação. Jr.29.7. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz.
5-Pelo bem, com promessa.
Sl.122.6. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
Orai – sha’al – pedir, buscar, solicitar, desejar.
Esta é uma palavra inunsual para ‘orar’, porém sugestiva para pedir ou indagar sobre algo.
Sha’ul – Saul – significa “o que foi pedido” ou “solicitado”
-Fome, chuva, doenças, bênçãos, prosperidade, afastamento de maldições, prevenção, cuidado.
II- OUTROS FATOS LIGADOS A ORAÇÃO.
II-1-A ORAÇÃO E A POESIA HEBRAICA
Quando estudamos a poesia hebraica e de outros povos do Oriente, vemos que há formas variadas desta forma de fala do homem com a divindade É Vivencial.
Isto é apresenta a vivencia os relacionamentos espiritual, social e cultural no cotidiano.
Apresenta-nos a verdadeira espiritualidade de forma vívida, no dia-a-dia do povo hebreu, sejam reis, profetas, cantores ou sábios.
Ela nos alerta sobre várias formas de oração.
Intimidade.
Relacionamento, mesmo em crise. Sl. 51.
Falando a alma.
Expressando gratidão.
Reconhece que é de Deus, que vem tudo para o que Ora. Sl.103. 1-3. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades.
O entendimento teológico tem firmado, o entendimento de que a religião judaica, o judaísmo, nasce no exílio babilônico de Judá- tendo como uma das colunas desta Religião a Oração.
Entenda a diferença, aqui, estamos falando do judaísmo, como religião e não, do que poderíamos chamar de hebraísmo vocativo e receptor, e proclamador do Senhor Jeová, como vida nacional cúltica anterior, sem que fosse estabelecida como religião,mas como uma nação teocrata.[plantar, colher, guerrear, casar, incluía a presença de Deus], não que antes eles não orassem a Deus, mas na realidade Deus falava diretamente ‘sobre’ a nação como seu povo.
III- TIPOS DE ORAÇÃO.
Nas Escrituras encontramos vários tipos de Oração.
-Rogo
-Súplicas
-Socorro
Na angústia
Na esterilidade- 1 Sm.1.10. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.
No perigo - Até nas profundezas - Jó.2.1-2. E OROU Jonas ao Senhor, seu Deus, das entranhas do peixe.E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
Na tristeza
Nas intempéries - Exo 9:28 - Orai ao Senhor (pois que basta) para que não haja mais trovões de Deus nem saraiva; e eu vos deixarei ir, e não ficareis mais aqui.
-Clamor
-Adoração - 12 .Lembrai-vos das maravilhas que fez, de seus prodígios, e dos juízos da sua boca;
-Proteção
IV- ETIMOLOGIA.
Oração (mishpat)
Português = Oração.
Transliteração = Tefiylah ou Tephilah, Neum, Hattafah, Mishpat. [Substantivo Feminino.]
Tephilahaparece 75 vezes, no Antigo Testamento, segundo pesquisas bíblicas. Sendo 32 só nos Salmos.
Desta palavra vem o nome das correias, que são usadas como fitas atadas nos braços dos judeus, as quais contém as palavras de Deus, e quando ele se preparava para um período de Oração - tephilin.
‘Proseuchomai’ – Uma súplica
Substantivo básico – ‘euche’ – uma prece; fazer um juramento;
Euchomai – vb. Descreve uma invocação, pedido ou súplica.
Adição do prefixo ‘pros’ – ‘Proseuchomai’ – ‘na direção de’ [Deus], com esta adição prefixal, ‘prosechomai’ torna-se uma palavra usual para Oração.
“Sefer Tehillim”.
Livro dos cantos, dos louvores. Nesse caso tehillim é o plural de tehillah.
Sl.150.1-6. LOUVAI ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
Salmos são orações deste tipo.
Podem ser uma fala do Homem com Deus, e até mesmo estar dentro de uma fala do homem com o próprio homem interior [alma-anima] para compreender a vontade de Deus para situações, pelas quais está passando e situações que necessitam da intervenção divina.
a-Hinos de Adoração e Louvor. Sl 100,4: Entrem por suas portas dando graças, com cantos de louvor (tehillah) em seus átrios, celebrem a ele e bendigam o seu nome
-Hinos de Adoração e Gratidão. Sl 40,4: pôs em minha boca um cântico novo, um louvor (tehillah) ao nosso Deus.
b-Súplicas a Deus. Sl 22,3: De dia eu grito, meu Deus, e não me respondes. Grito de noite, e não fazes caso de mim!
Sl 22,4: E tu habitas no santuário, tu, louvor (tehillah) de Israel!
1-Oração.
A palavra no hebraico pode ser definida por vários termos um deles é tephilla, que significa ‘súplica a Deus’.
a-Intercessão
b-Súplica por alguém -
Isaías 1.15: Quando vocês erguem para mim as mãos, eu desvio o meu olhar; ainda que multipliquem as orações (tephillah), eu não escutarei.
Há também, uma palavra similar na escrita hebraica – tehillah. Mais ligada à oração como cântico.
2-JESUS OROU AO PAI.

sábado, 2 de outubro de 2010

TODOS OS DIA ISTO É UMA REALIDADE , MILHÕES DE PESSOAS VÃO PARA O INFERNO.

Milhões estão indo para o inferno a dada segundo.
O que eu e você estamos fazendo, para impedir isto?
Mc. 16.15.16. Ide por todo o Mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura, quem crer será salvo, mas quem não crer já está condenado.